Liga 2 Um sinal de fair play: Presidente da SAD do Estrela elogia árbitros apesar de golo mal anulado
Trofense e Estrela Amadora empataram 2-2 no arranque da jornada 32 da liga 2, sexta-feira, mas com o resultado em 2-1, aos 70, o Estrela ainda marcou um terceiro golo, que seria mal anulado - o Trofense empataria perto do final.
Tal foi sublinhado este sábado pelo presidente da SAD do Estrela, Paulo Lopo que, no entanto, quebrou o molde da habitual queixa para compreender o difícil trabalho dos árbitros.
«Hoje, seria fácil vir aqui e dizer que o árbitro falhou ao anular o nosso terceiro golo. Obviamente, o assistente Pedro Mota não estava bem colocado e, por isso, acabou por tomar uma má decisão.
Como alguém que acredita na arbitragem portuguesa, na qualidade e no caráter daqueles que nos apitam, acho importante deixar aqui, na minha página pessoal, um voto de confiança à equipa de arbitragem. Estes jogos, principalmente os últimos e decisivos, trazem muita pressão às equipas, à nossa, aos nossos adversários, mas também aos árbitros.
Esta semana, ouvi umas palavras sábias de alguém com mais experiência do que eu, que disse num evento que, com o clima de desconfiança, de crispação e de intimidação que se vive na arbitragem, é difícil recrutar novos árbitros. Concordo plenamente. Os árbitros não ganham o que os jogadores ganham, sofrem pressões e às vezes intimidações e ameaças. Ouvem de tudo, o pior que possa haver, só porque fazem o mesmo que todos nós fazemos: erram. A nós, que somos dirigentes desportivos, cabe-nos contrariar o óbvio e defender aqueles que, a troco de pouco e com espírito de missão, deixam as suas vidas e as suas famílias para que este desporto aconteça.
Criar um bom ambiente em torno da arbitragem contribui para um maior respeito pela instituição e para a valorização do nosso desporto. Sim, hoje, na minha opinião, a equipa de arbitragem falhou na apreciação de um lance que provavelmente teve influência no resultado. Mas não falhamos todos, todos os fins de semana, jogadores, técnicos e dirigentes?
É como tudo na vida. No novo Estrela da Amadora, existe espaço para falhar, porque falhar é uma condição da vida. Mas esse espaço é proporcional a mim, aos meus jogadores, aos meus técnicos, mas também aos árbitros e delegados que intervêm nos nossos jogos. Parabéns a todos, Estrela, Trofense e equipa de arbitragem. Hoje, todos demos o nosso melhor e o espetáculo foi bom. E isso é bom para o futebol»», escreveu na conta de Instagram, partilhando imagem do lance.
Tal foi ainda destacado por Duarte Gomes, especialista de arbitragem de A BOLA. «O Presidente da SAD do Estrela da Amadora, Paulo Lopo, teve atitude digna de registo, após o empate de ontem no jogo com o Trofense. Os momentos de maior fair play são aqueles que acontecem em circunstâncias difíceis. É aí que têm valor redobrado. Raro e francamente elogiável», destacou na sua página de Facebook, Kick-off.