UEFA prepara-se para punir Arménia e Geórgia após denúncia de Portugal e Finlândia

UEFA prepara-se para punir Arménia e Geórgia após denúncia de Portugal e Finlândia

FUTSAL06.10.202321:54

Em causa utilização de jogadores inelegíveis, oito brasileiros no primeiro caso, e ainda mais sete brasileiros e dois russos naturalizados no segundo... que nunca jogaram em clubes ou ligas locais

A informação está a ser avançada pelo portal Relevo, que assegura que o Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA se prepara para anunciar decisão histórica para o futsal europeu, porquanto se prepara para punir com derrota (0-5) os dois jogos realizados pelas seleções da Geórgia e Arménia no passado dia 20, a contar para a segunda jornada do grupo E da ronda de elite de qualificação para o Campeonato do Mundo, precisamente frente a Portugal e Finlândia, que depois apresentaram queixa conjunta por causa da utilização de jogadores inelegíveis nesses jogos.

Geórgia e Arménia perderam os dois jogos com Portugal e Finlândia, mas a questão de fundo é outra e pretende impedir os excessos na utilização de jogadores naturalizados.

A Geórgia apresentou até oito jogadores brasileiros com passaporte georgiano, ao passo que a Arménia levou sete brasileiros a jogo e ainda dois russos naturalizados.

A menos de um ano do Mundial, esta situação volta à ordem do dia e ainda ninguém esqueceu o Mundial de 2004, no qual a Itália se apresentou com 12 brasileiros naturalizados e apenas... dois italianos.

No caso de Geórgia e Arménia, a questão é que os jogadores utilizados nunca jogaram em qualquer clube ou liga locais. E Portugal e a Finlândia decidiram dar murro na mesa com as queixas apresentadas, que irão motivar, então, a histórica decisão que está prestes a ser anunciada.