Equipas portuguesas com apenas a 14.ª contribuição nas provas europeias
Portugal partiu para a época com o 7.º lugar do ranking UEFA a precisar de fazer muitos pontos para se chegar perto da França, o sexto, e Países Baixos, o 5.º. Na verdade, foi precisamente o contrário o que aconteceu, com o fosso a alargar-se e a deixar poucas perspetivas de recuperação nos próximos anos.
É verdade que a distância para a Bélgica, o oitavo, é confortável, embora seja ainda menos do que os Países Baixos, agora ultrapassados por França, têm para Portugal.
Vitórias de Marselha (precisamente contra o Ajax), Rennes e Lille e empate do Toulouse permitiram subida para a zona que qualifica quatro equipas (três diretas, uma via play-off) para a Champions 2025/26
No entanto, ao contrário dos belgas, que apresentam a quinta melhor pontuação ainda com todas as equipas em prova, a prestação lusa desta temporada é extraordinariamente alarmante: é apenas o 14.º registo entre 54 (a Rússia está excluída devido à Guerra da Ucrânia) e fica atrás de países bem menos fortes como República Checa, Turquia, Grécia, Dinamarca, Noruega e Polónia e, pasme-se, bate-se quase de igual para igual com Israel.