«Tudo o que contribua para a transparência é positivo»

Arbitragem «Tudo o que contribua para a transparência é positivo»

NACIONAL24.07.202318:29

Duarte Gomes, antigo árbitro e analista de A BOLA, elogia o anúncio do Conselho de Arbitragem em divulgar algumas comunicações áudio de árbitros com o VAR a partir da época 2023/2024.

- Qual a opinião sobre a divulgação dos áudios?

- É uma boa decisão, como é óbvio, e vai ao encontro da expectativa dos agentes e dos adeptos do futebol. Aparece tardiamente, mas a justificação, maturidade de agentes e adeptos, é compreensível. No ano passado, dizia-se que estava proibido pela FIFA e que essa divulgação só poderia ser acontecer para efeitos formativos. Esse critério estará, agora, preenchido. Mas é o momento de elogiar a iniciativa. Tudo o que possa contribuir para a transparência da arbitragem, sempre alvo de suspeitas, é sempre positivo. Não vai acabar com o ruído, mas é um passo em frente da estrutura da arbitragem e merece aplausos.

- Os agentes e adeptos do futebol têm mais maturidade para lidar com as comunicações?

- Deveria ter acontecido há mais tempo, compreendo que as pessoas não estivessem preparadas. Estamos no sétimo ano do VAR, houve um período de adaptação. Outras Ligas há muito começaram a divulgar os áudios. Até pode não funcionar a 100 por cento, mas é muito positivo.

- Que outras decisões e práticas, como os árbitros explicarem as decisões em campo, são irreversíveis?

- As explicações das decisões são importantes. Todo e qualquer decisão que aumente a comunicação, que neste momento e há décadas é nula, é bem-vinda. A arbitragem é a classe mais atacada, teima em nada dizer, mesmo que as críticas sejam, muitas vezes, injustas e desfasadas.