Trubin: «No Euro 2024 era importante não abordar só o futebol»
Anatoliy Trubin (IMAGO)

Trubin: «No Euro 2024 era importante não abordar só o futebol»

NACIONAL28.06.202415:54

Guarda-redes do Benfica expressa o «orgulho» que sentiu ao representar a Ucrânia no Campeonato da Europa

O Euro 2024 foi claramente especial para Anatoliy Trubin. Apesar de a Ucrânia ter sido eliminada da fase de grupos e do guarda-redes do Benfica ter começado o torneio no banco de suplentes, o jogador de 22 anos escolhe olhar para essa experiência de forma positiva.

Através de uma publicação no Instagram, esta sexta-feira, Trubin explicou que o Campeonato Europeu foi «especial» por questões extrafutebol: «Durante a participação da equipa num torneio desta natureza, era importante abordar não só o tema do futebol, mas também outros temas importantes para o nosso país e para o mundo.»

Sem falar diretamente do assunto, Trubin referia-se à guerra travada em território ucraniano contra a Rússia, um conflito que já começou há mais de dois anos.

Trubin abordou também o resultado obtido pela sua seleção – último lugar do Grupo E, mas com os mesmos quatro pontos que as restantes equipas do mesmo. «Estou extremamente feliz por fazer parte desta equipa. Infelizmente, não alcançámos o resultado que todos desejávamos. Mas cada minuto, cada momento, cada jogo e cada treino passado com a seleção nacional deixou uma marca profunda na minha memória e no meu coração.»

Andriy Lunin, guardião do Real Madrid, foi a primeira escolha do selecionador Serhiy Rebrov para começar o Euro 2024, mas Trubin agarrou depois a titularidade nos dois jogos seguintes. Em campo, o jogador das águias sofreu um golo da Eslováquia e manteve a baliza inviolável frente à Bélgica.

«Obrigado a todos pelo vosso apoio e por estarem connosco apesar de tudo. Continuaremos a preparar-nos e a trabalhar mais. Voltaremos a encontrar-nos em breve», concluiu.