Torreense: Welthon a explodir no Oeste
Avançado brasileiro tem estado em grande destaque ao serviço do emblema azul-grená. Foto: Torreense

Torreense: Welthon a explodir no Oeste

NACIONAL23.10.202321:07

Ponta de lança brasileiro é um dos grandes obreiros do sucesso do Torreense; decisivo na Liga 2 e também na Taça de Portugal; a caminho de superar números conseguidos no P. Ferreira

Welthon Fiel Sampaio. Este é o nome do momento em Torres Vedras. Ou apenas Welthon, para os adeptos do Torreense. Tudo porque o experiente avançado brasileiro, de 31 anos, está a ter um início de temporada a todos os títulos notável no emblema do Oeste: 11 jogos, oito golos e duas assistências.

Os números catapultam-no para a galeria dos notáveis da presente edição da Liga 2, sendo, atualmente, o melhor marcador da competição (5 golos). Mas não é só no segundo escalão do futebol nacional que o ponta de lança canarinho tem brilhado em 2023/2024.

Tudo começou, aliás, na Taça da Liga. Logo na 1.ª eliminatória, Welthon foi decisivo ao apontar o golo do triunfo do Torreense diante do Mafra (1-0). Estávamos no dia 21 de julho. O regresso aos momentos de celebração aconteceu exatamente um mês depois, a 21 de agosto, quando bisou na vitória expressiva sobre o Nacional (3-0), na 2.ª jornada da Liga 2. A partir dessa altura, sublinhe-se, deu-se a explosão de Welthon no Oeste.

Ainda ficou em branco na partida seguinte, mas depois disso seguiram-se quatro jogos consecutivos a fazer o que melhor sabe: golos. UD Oliveirense, Benfica B e Belenenses foram as ‘vítimas’ do brasileiro em jogos do campeonato, sendo que, pelo meio, também o Oriental, para a Taça de Portugal, sentiu os efeitos do pé quente do número 10 do Torreense.

Depois de ficar em branco no empate com o FC Porto B (2-2), Welthon tornou a fazer das suas no último fim de semana. E logo diante de uma equipa do principal escalão do futebol português. O Rio Ave provou do veneno do sul-americano…

Aos 80 minutos, e logo depois de os vila-condenses terem chegado ao empate, Welthon puxou dos galões de goleador e apontou o tento que guiou o Torreense para a 4.ª eliminatória da prova rainha. E estava consumada a surpresa em Torres Vedras.

Em 2016/2017, no Paços de Ferreira, Welthon apontou 16 golos. Agora já leva 8 e ameaça superar esse registo…