Liga 2: UD Leiria bate Torreense e volta a olhar para cima
Lucho Vega marcou o único golo do encontro; unionistas regressam aos triunfos para o campeonato mais de um mês depois; emblema do Oeste vê interrompida uma série de cinco jogos sem perder
O União de Leiria venceu o Torreense (1-0), na partida que abriu a 13.ª jornada da Liga 2 e que se realizou na noite desta sexta-feira, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Apesar do forte calor humano proveniente das bancadas do recinto leiriense (7.415 espectadores!), a verdade a temperatura do jogo foi, na maior parte do tempo, como a da noite: fria.
Poucas vezes os guarda-redes foram verdadeiramente colocados à prova, sendo que os três pontos acabaram por ficar em casa porque Lucho Vega teve (literalmente) cabeça. Aos 28 minutos, e na sequência de um excelente cruzado da esquerda de Pedro Empis (de pé direito!), o médio argentino, completamente sozinho ao segundo poste, não teve dificuldade em cabecear para o fundo das redes da baliza de um desamparado Vagner, que nada podia fazer para impedir o golo do (também) sul-americano.
Rui Ferreira terá corrigido algumas situações estratégicas ao intervalo e na etapa complementar assistiu-se a um crescimento do Torreense. Não muito significativo, é um facto, mas a verdade é que o emblema do Oeste teve mais posse de bola, jogou mais tempo no meio-campo adversário e, como consequência lógica, acercou-se mais vezes da baliza defendida por Pawel Kieszek. Sem que esse facto, sublinhe-se, causasse uma enormidade de problemas ao guardião polaco dos leirienses. Longe disso. Tal como, de resto, fica bem patente no facto de a formação azul-grená ter criado apenas duas verdadeiras situações de perigo: Welthon rematou a rasar a barra, após cruzamento de Simãozinho (73') e Balanta tentou a sua sorte de meia-distância, mas Pawel Kieszek foi junto ao seu poste esquerdo para impedir o golo do empate (84').
Nesse período, acrescente-se, o União de Leiria demonstrou sempre uma excelente organização defensiva e, aqui e ali, tentou algumas transições. Sem ter conseguido, no entanto, causar perigo no último terço.
A importância deste resultado para os leirienses é salientada em dois eixos: os três pontos conquistados, naturalmente, mas também o regresso às vitórias. Porque os comandados de Vasco Botelho da Costa já não venciam para a Liga 2 há mais de um mês - 4-3 ao Marítimo, no passado dia 5 de novembro. Depois disso, os unionistas bateram o Atlético da Malveira (5-0), mas numa partida referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
Ao invés, o Torreense voltou a sentir o amargo sabor da derrota, algo que já não acontecia desde 28 de outubro (1-2 com o Paços de Ferreira). Daí para cá, o conjunto de Torres Vedras havia somado duas vitórias (diante de Tondela e Marítimo, ambas por 2-1) e ainda dois empates (frente a Mafra e Leixões, ambos 0-0). Pelo meio, acrescente-se, a formação orientada por Rui Ferreira também levou de vencida o Tondela, para 4.ª eliminatória da Taça de Portugal (4-2 no desempate por penáltis).
O União de Leiria chega, para já, ao 8.º lugar da tabela classificativa (18 pontos), ficando à espera dos restantes resultados da jornada para saber em que posição terminará esta ronda. Mas volta a olhar mais para cima do que para baixo... Já o Torreense mantém os 20 pontos que tinha, mas pode perder o 5.º posto, mediante as prestações de Marítimo e Tondela (19) nesta 13.ª jornada.