Toni Martínez procura a glória

FC Porto Toni Martínez procura a glória

NACIONAL04.06.202316:03

Um golo bastará para Toni Martínez terminar a campanha na Taça de Portugal isolado no comando dos melhores marcadores da competição. Na entrada para a grande final do Jamor, o espanhol do FC Porto tem os mesmos seis golos de Tamble Monteiro, avançado do São João de Ver, mas este leva vantagem pelo facto de ter alcançado o seu registo somando apenas quatro jogos, enquanto o portista precisou de seis partidas. Também com seis golos, o famalicense Cádiz destacou-se na Taça. Contudo, somou mais minutos que os dois diretos concorrentes.

Olhando para o alinhamento do ataque do FC Porto nos mais recentes desafios oficiais, Sérgio Conceição está inclinado em projetar a dupla de ataque formada por Evanilson e Taremi, por ser aquela que melhor se enquadra na sua filosofia de jogo, sendo óbvia a cumplicidade no relvado entre iraniano e brasileiro. Salvo algum imponderável, a Toni Martínez estará reservado o papel de arma secreta, ainda que esta época o ponta de lança até tenha sido mais efetivo a marcar como titular do que na condição de suplente utilizado. Naturalmente que as taças tiveram alguma influência nesse balanço. Dos 13 golos de Martínez, sete foram apontados quando marcou presença no onze e os restantes seis na qualidade de jogador lançado do banco. Falando unicamente da Liga, esse quadro altera-se: marcou três vezes como suplente utilizado e duas como titular, nas partidas em casa contra o Rio Ave (1-0) e fora frente ao Chaves (1-3).

Na época em que mais produziu nos azuis e brancos, é importante para Toni Martínez ser recordado como o melhor marcador desta edição da Taça de Portugal, porque apesar de ter jogado mais minutos comparativamente às duas épocas anteriores, ainda não foi no terceiro ano que se tornou umas das referências principais do ataque do FC Porto. Não obstante isso, é peça muito apreciada pelo treinador e o seu contributo para os sucessos dos dragões foi recentemente premiado pela SAD com a renovação do contrato até junho de 2027. Dos 49 jogos em que participou, foi titular em 18 ocasiões, aproveitando as dificuldades físicas de Evanilson, mas a sua influência não chegou ao ponto de anular outros concorrentes, como Namaso, ou de pegar de estaca no onze.

A possível saída de Taremi no mercado de verão pode abrir-lhe outros horizontes na próxima temporada, mas com a contratação do gilista e compatriota Fran Navarro a concorrência continuará a ser forte e de peso. Preparado para tudo, Toni Martínez vai agarrar a oportunidade que Sérgio Conceição lhe der na competição em que mais serviço mostrou. Na Taça de Portugal, o espanhol bisou na goleada por 0-6 do FC Porto sobre o Anadia, assinou um hat-trick na vitória por 4-0 contra o Arouca e marcou ao Famalicão na 1.ª mão da meia-final, golo que permitiu ao coletivo azul e branco levar para o Dragão vantagem de 2-1.