FC Porto e Sporting dão os parabéns a goleador... comum
Mário Jardel deixou um lastro de golos ao serviço de dragões e leões. (Foto: IMAGO)

FC Porto e Sporting dão os parabéns a goleador... comum

NACIONAL18.09.202411:40

Dragões e leões assinalam 51.º aniversário de Mário Jardel; antigo internacional brasileiro tocou o céu nas Antas, brilhando depois também em Alvalade

Mário Jardel de Almeida Ribeiro. Um dos grandes goleadores da história recente do futebol português. O antigo ponta de lança celebra, esta quarta-feira, 51 anos de idade, data que não foi esquecida por FC Porto e Sporting, dois dos emblemas que representou em território nacional - já na fase final da sua carreira, recorde-se, o brasileiro também vestiu a camisola do Beira-Mar (2006/2007).

O FC Porto foi a primeira casa de Jardel na Europa. Proveniente do Grémio de Porto Alegre, aterrou na Invicta no início da época 1996/1997 e vestiu a camisola dos dragões durante quatro temporadas. Deixou um lastro estratosférico no emblema azul e branco que, esta manhã, fez questão de recordar esses números como complemento a um vídeo que compila alguns do melhores momentos do antigo ponta de lança com a camisola portista: «Mário Jardel celebra hoje o seu aniversário. Deixa a tua mensagem de parabéns ao nosso goleador. 175 jogos, 168 golos, 25 assistências, 3 Campeonatos, 2 Taças de Portugal e 3 Supertaças.»

Ponta de lança brasileiro fez vibrar intensamente os adeptos do FC Porto. (Foto: IMAGO)

O passo seguinte na carreira de Jardel foi na Turquia, ao serviço do Galatasaray, mas o regresso a Portugal aconteceria um ano depois. O destino porém, seria Lisboa e o Sporting. De leão ao peito, o brasileiro contabilizou 63 jogos, 67 golos e 11 assistências. Em Alvalade ganhou Liga, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira. «Super Mário, Mário Jardel. O Campeão Nacional pelo Sporting CP celebra hoje o seu aniversário. Parabéns, Jardel», pode ler-se na nota publicada pelo emblema leonino, que surge acompanhada por uma fotografia que ficou célebre e em que Jardel tinha, por baixo da camisola do Sporting, uma t-shirt branca onde estava escrito 'Será do Guaraná?'. Não há adepto dos leões que não se recorde, certamente...

Alvalade também explodiu muitas vezes de alegria com os golos de Jardel. (Foto: Sporting)

A caminhada absolutamente notável percorrida por Jardel no campeonato português acabou por não ter seguimento nas etapas vindouras, com o antigo ponta de lança a não mais ter o mesmo sucesso que teve no futebol luso. Passou, depois, por Bolton (Inglaterra), Ancona (Itália), Newell's Old Boys (Argentina), Goiás (Brasil), Beira-Mar, Anorthosis (Chipre), Newcastle Jets (Austrália), Criciúma, Ferroviário, América CE, Flamengo PI, Rio Negro (todos do Brasil) e Cherno More (Bulgária), mas nunca mais conseguiu atingir os patamares de excelência que tinha tido ao serviço de FC Porto e Sporting. No total da carreira, e são os números que ficam para a história, Mário Jardel - que foi 10 vezes internacional pelo Brasil (um golo) -, contabilizou 565 jogos e marcou 415 golos. Além dos títulos em Portugal, conquistou também uma Supertaça Europeia, uma Taça dos Libertadores, uma Taça Sul-Americana, uma Liga Abertura da Argentina, uma Liga da Austrália e uma Taça do Chipre. Sagrou-se ainda campeão do Mundo de sub-20 pelo Brasil.

A nível individual, acrescente-se, Mário Jardel sagrou-se cinco vezes o melhor marcador do campeonato português, tendo ainda vencido por duas vezes o prémio de Bota de Ouro Europeu.