Toni Martínez deixa-se seduzir por um amor impossível

FC Porto Toni Martínez deixa-se seduzir por um amor impossível

NACIONAL02.07.202322:28

Se a SAD do FC Porto perguntar hoje a Sérgio Conceição se admite abdicar de Toni Martínez, a resposta será um rotundo não. O treinador reconhece o contributo inestimável do espanhol nos sucessos dos dragões, daí recentemente ter renovado contrato até junho de 2027. Contudo, Toni Martínez não fica indiferente ao assédio do Valência, especialmente porque é intenção do emblema ‘ché’ torná-lo na primeira referência de ataque da equipa, quando no FC Porto continua a ser o terceiro avançado na hierarquia, atrás de Taremi e de Evanilson.

E há ainda o lado emocional: foi no Valência que terminou a formação, na equipa B.
O Valência tem pelo menos um enorme obstáculo pela frente, porventura intransponível: pretende o empréstimo do avançado portista, cenário que não interessa à SAD, pois no passado foram rejeitadas propostas de compra por Martínez.

O clube espanhol vive quadro financeiro difícil e não tem argumentos para lançar valores a rondar os € 20/25 milhões pelo jogador - sendo que a cláusula do dianteiro subiu para os €60 milhões com a renovação. Em contrapartida, o Valência dá a Toni Martínez o que não tem no Dragão: muito mais protagonismo.

Os espanhóis vão remodelar o ataque e procuram libertar-se de Cavani, Hugo Duro ou Marcos André. E é aqui que entra o nome de Toni Martínez, um perfil muito do agrado do técnico Rubén Baraja, que se cruzou com o portista na formação do Valência e sabe o que ele pode aportar à equipa.


Além de um empréstimo do avançado ser liminarmente rejeitado pela SAD portista e por Conceição, Martínez está preso ao contrato e à indefinição sobre o futuro de Taremi. Com mais um ano de contrato, o iraniano só admite sair para um clube de dimensão Champions. Pese as recentes sondagens (Everton, Arábia Saudita e no verão passado o Newcastle) não se enquadrarem nos desejos do número 9, nada garante ao FC Porto que uma proposta do agrado de Taremi não apareça até final de agosto.

E se isso acontecer, no quadro de avançados, Toni Martínez passará, em teoria, para segunda opção, atrás de Evanilson, e à frente de Namaso e do futuro reforço Fran Navarro - que terá de ser enquadrado  à filosofia tática de Sérgio Conceição.


Estando feliz no FC Porto, Toni Martínez, 26 anos, não vive conformado com o estatuto de sombra permanente dos dois titulares, o que dá ao Valência pelo menos um argumento sólido para falar com os dragões. A realidade é que o espanhol aborda o quarto ano no FC Porto num quadro igual ao de 2020/2021, quando foi contratado ao Famalicão, ou seja, continua a ser arma guardada no banco.