Toni falou com A BOLA depois de ter alta: «Ficou o aviso»
Toni, 76 anos, vai continuar de repouso em casa

Toni falou com A BOLA depois de ter alta: «Ficou o aviso»

FUTEBOL26.09.202313:22

Glória do Benfica teve alta esta terça-feira e lembra que «felizmente estavam alguns médicos no almoço» em que se sentiu mal

O antigo jogador e treinador Toni, 76 anos, glória do Benfica, teve esta terça-feira alta depois de sentir-se mal num almoço com amigos, domingo, na Anadia, e ter sido internado no Hospital de Coimbra para realização de exames. A bateria de exames terá excluído qualquer caso grave, confirmando, porém, a existência de um acidente isquémico transitório (AIT).

Contactado por A BOLA depois de ter tido alta, Toni, 76 anos, fez o ponto de situação, em poucas palavras, até porque o momento é de repouso. «Ficou o aviso. Trago alguma medicação e daqui a três semanas volto à revisão. Foi um pequeno susto, felizmente estavam alguns médicos no almoço», disse.

Segundo apurou A BOLA, Toni começou por sentir um formigueiro na mão direita, e deu o alerta quando a dormência ganhou mais impacto. Na presença de alguns médicos amigos que também estavam na festa de aniversário, Toni foi imediatamente conduzido ao hospital, onde permaneceu internado até hoje, após ser submetido a todo o tipo de exames indispensáveis ao apuramento real do seu estado de saúde. 

Toni está bem, felizmente não há razão para qualquer grave preocupação, mas estará ainda algum tempo medicado, conforme nos disse. 

Segundo informação médica, o acidente isquémico transitório (AIT) consiste num bloqueio temporário e de curta duração - habitualmente, de menos de cinco minutos - do fluxo sanguíneo para o cérebro ou espinal medula. Na situação de poder ser causado por um coágulo, o coágulo que provoca o bloqueio costuma dissolver-se por si mesmo. É o que terá ocorrido com Toni. 

Muitas vezes apelidado pelos especialistas de ‘mini AVC’ ou ‘princípio de AVC’, o facto de não causar danos permanentes leva a que muitas vezes seja ignorado. Contudo, o AIT é na verdade um aviso e pode frequentemente preceder um futuro acidente vascular cerebral (AVC), devendo, por isso, ser encarado como uma oportunidade de prevenção. 

Os exames a que Toni foi submetido definiram um quadro geral bastante otimista, e a glória do futebol benfiquista e português está então esta terça de regresso a casa, mais tranquilo, sob cuidados, mas felizmente sem motivo para sérias preocupações.

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer