«Todas as equipas sofrem no Dragão»
Cristian Tello

«Todas as equipas sofrem no Dragão»

NACIONAL04.10.202312:23

Espanhol Cristian Tello recorda empréstimo ao FC Porto e avisa para o ambiente no recinto azul e branco

O espanhol Cristian Tello jogou uma época e meia no FC Porto emprestado pelo Barcelona, entre 2014/2016 (57 jogos e 10 golos, com Julen Lopetegui como treinador), o suficiente para saber o que pode a equipa de Xavi Hernández esperar quando logo à noite entrar no Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto para a 2.ª jornada do grupo H da Liga dos Campeões. O avançado de 32 anos desvinculou-se entretanto do Barcelona e, depois de 5 épocas no Betis e passagem pelo Los Angeles FC, está na segunda temporada no Al Fateh, na Arábia Saudita. 

Tendo deixado a mulher e filhas em Espanha, viaja frequentemente para Barcelona, e está por isso atento, recordando-se muito bem de quando foi emprestado aos dragões. «Quando saí do Barça e fui para o Porto, senti-me em casa porque me acolheram muito bem e porque fui para outro grande clube, também muito competitivo e com excelentes adeptos. Será um jogo muito bonito de ver para os adeptos e muito interessante a nível futebolístico. Penso que é o jogo mais difícil para o Barcelona nesta fase de grupos», refere em entrevista ao jornal Marca.

«O Barça, agora e sempre, é uma equipa respeitada em todo o mundo.  Almeja todos os títulos e também a Liga dos Campeões, por isso acredito que é um candidato a vencer esta temporada. Mais ainda com Xavi e com os reforços deste verão», acrescenta.

Mas o Barcelona-candidato terá de se mostrar no Dragão, onde Tello sabe ser difícil ter sucesso como visitante. «O que posso dizer é que todas as equipas sofrem no Dragão, porque é um rival forte e porque os adeptos apoiam muito, há uma comunhão muito grande. Mas o Barça tem um grande elenco. Será um duelo muito interessante», avisa.

E falou assim da experiência saudita, tendo chegado em janeiro – esta época já leva 5 golos em 8 jogos: «Está a correr bem. Vim de uma competição e de um país e cultura muito diferentes [MLS, Estados Unidos]. Demorou tempo e um processo de adaptação, como é normal. Aqui, por exemplo, durante os jogos nota-se muito o calor e a humidade. Os jogos são muito mais abertos. Também tive que me adaptar aos meus novos colegas. Mas já se passaram mais de nove meses e estou feliz. Já estou adaptado.» Tello aponta 4 favoritos na Liga: Al Hilal (Jorge Jesus), Al Ittihad (Nuno Espírito Santo), Al Nassr (Luís Castro) e Al-Ahli.