Título de Doutor Honoris atribuído a Carlos Queiroz
Carlos Queiroz (IMAGO)
Foto: IMAGO

Título de Doutor Honoris atribuído a Carlos Queiroz

NACIONAL17.09.202417:59

Treinador português, de 71 anos, distinguido, esta quinta-feira, pela Universidade Lusófona; reconhecimento de uma carreira e pelo desenvolvimento do Desporto em Portugal

Carlos Queiroz vai ser premiado, esta quinta-feira, pela Universidade Lusófona com o título de Doutor Honoris Causa. O evento irá ter lugar no Centro Universitário de Lisboa - Auditório Agostinho da Silva, no Campo Grande, pelas 16.40 horas.

Esta distinção passa pelo reconhecimento de uma carreira ímpar do treinador português, de 71 anos, no futebol, bem como do seu contributo para o desenvolvimento do desporto e da educação desportiva em Portugal.

Na carreira, Carlos Queiroz trabalhou na seleções jovens de Portugal, nas quais sagrou-se duas vezes campeão mundial sub-20, em 1989 e 1991. Foi técnico na Seleção principal também. Orientou ainda o Sporting, Metro Stars (Estados Unidos), Nagoya (Japão), Emirados Árabes Unidos, África do Sul, Real Madrid, Man. United, no qual foi adjunto de Sir Alex Ferguson, Irão, Colômbia, Egito e Qatar.

Atualmente sem trabalho, o técnico garantiu, em fevereiro, que ainda não pensa na reforma: «Nunca decidi pela parte financeira nem institucional, decidi sempre pelo que me atraía mais e que acreditava que me ia dar prazer e que seria um desafio grande para as minhas capacidades técnicas e intelectuais.»

Carlos Queiroz já foi homenageado por várias instituições pelo seu contributo ao futebol: Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; Medalha de Bons Serviços Desportivos; Medalha de Honra ao Mérito Desportivo; Colar de Honra ao Mérito Desportivo; Medalha de Ouro ou Mérito Internacional (Federação Portuguesa de Futebol)