Espanha Tebas pede mudanças: «Um quarto clube espanhol não melhora a Champions»
Javier Tebas, presidente da La Liga, mostra-se contra a ida de quatro equipas espanholas à fase de grupos da Liga dos Campeões.
«Haverá um novo modelo de Liga dos Campeões em 2024, mas deveria começar-se a trabalhar noutro tipo de modelo, um modelo que apele às origens de um torneio europeu de campeões nacionais, com campeões de todos os cantos da Europa. Represento a La Liga, mas um quarto clube espanhol não melhora a Liga dos Campeões», começou por dizer, em entrevista ao De Telegraaf, dos Países Baixos.
«Os clubes que jogam nas competições europeias obtêm tantos bilhetes que existe uma brecha muito grande com o resto dos clubes do próprio país. Eu mesmo estive contra que quatro clubes de Espanha fossem à Liga dos Campeões desde o início, tal como quatro clubes da Premier League, Bundesliga e Serie A, à custa das equipas das ligas mais pequenas», prosseguiu, deixando críticas à Superliga:
«As ligas mais pequenas seriam destruídas desportiva e economicamente. A Serie A, Bundesliga, La Liga, Eredivisie… Se o teu campeonato não te dá a oportunidade de classificar-te para a Europa, então o teu campeonato fica menos interessante. E é precisamente isso que construímos durante muitas décadas», apontou.
Sobre a Premier League: «Há que reconhecer que a Premier League é economicamente a maior competição ao nível mundial. Mas não se combate a Premier League como fazem o Barcelona, Real Madrid e Juventus, montando uma nova Superliga Europeia que arrasa com todas as competições nacionais na Europa.»