Sporting St. Juste pronto para Amorim
Treinador leonino prepara-se para receber o defesa-central que está na fase final da recuperação; pode ser reintegrado esta semana
Não fosse mais uma lesão, a 6.ª desde que foi contratado ao Mainz no verão de 2022, por 9,5 milhões de euros, e Jeremiah St. Juste seria o dono da posição mais à direita no trio de centrais do Sporting. O neerlandês de 26 anos está na reta final da recuperação e prepara-se para ficar pronto para Rúben Amorim. Amanhã os leões voltam ao trabalho depois de dois dias de folga e o defesa será reavaliado e até poderá surgir já reintegrado no grupo às ordens do treinador na Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete.
A administração do Sporting apostou forte no verão de 2022 na contratação de St. Juste. Os leões precisavam de mais uma referência na defesa, para o lado direito, e identificaram o neerlandês. Avançaram, mesmo sabendo do historial de lesões do jogador, que ainda não mostrou todo o potencial em Alvalade, precisamente por causa das lesões que insistem em atrapalhar-lhe a careira.
«Não há muito a explicar. Estamos a tentar pô-lo na melhor forma possível. Já teve alguns problemas. Perdeu uma pré-época, foi operado aos ombros [na Alemanha] e uma lesão muscular complicou tudo. Provou, mesmo não jogando muito, que é um jogador de classe mundial», disse Rúben Amorim sobre St. Juste já neste verão. E a verdade é que quando esteve em forma de leão ao peito St. Juste mostrou toda essa classe — recorde-se o lance com o Arsenal, em Alvalade na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, em que arrancou em velocidade para evitar que Martinelli marcasse e desfizesse o empate 2-2 com que terminou o jogo, numa eliminatória que os leões ganharam em Londres.
St. Juste provou, mesmo não jogando muito, que é um jogador de classe mundial
Na época passada, apesar das lesões (ver quadro) St. Juste fez ainda 32 jogos de verde e branco vestido e marcou um golo. Espera agora pela estreia na presente temporada, que pode acontecer, assim se confirme a reintegração, ainda este mês de setembro, em que os leões jogam com Moreirense e Rio Ave (ambos em casa) para o campeonato e com os austríacos do Sturm Graz para a Liga Europa.
Jeremiah St. Juste tem contrato com o Sporting até junho de 2026 e cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Apesar das muitas lesões, foi assediado por grandes clubes neerlandeses neste defeso, nomeadamente o Ajax e o PSV