Sporting: saiba quantos golos Gyokeres quer marcar esta época
Sueco aponta aos 40 (pelo menos); cada vez mais perto do objetivo que gostava de atingir; Arsenal e PSG atentos; neste século só Jardel ultrapassou a barreira dos… 50
A magia de Gyokeres está nos golos que marca. Tantos em tão pouco tempo que em Alvalade nem precisou de uma época inteira para subir ao patamar das maiores estrelas, estatuto que os números lhe conferem: o avançado sueco de 25 anos chegou ao Sporting no verão de 2023 e já marcou 31 golos em 34 jogos, ultrapassando ao que de melhor já alguma vez tinha feito na carreira - 22 em 50 jogos pelo Coventry, na temporada anterior. Esta ultrapassagem a alta velocidade tem meta no horizonte: o camisola 9 dos leões traçou como objetivo os 40 golos - só faltam 9! Tudo números que fazem do leão um dos avançados mais cobiçados da Europa. Sabe A BOLA que Arsenal e PSG têm-no muito bem referenciado e cada vez o seguem com maior atenção…
Os adeptos cantam o nome de Gyokeres, imitam-no na celebração do golo mas no início da temporada nem o mais otimista sonharia com os números que o internacional sueco apresenta nesta altura. Confiante nas suas capacidades, no entanto, o goleador estabeleceu meta difícil mas que acredita ser capaz de alcançar: os 40 golos. Sempre acreditou, porque ao passar para um clube que luta por títulos em Portugal e joga, além do campeonato, as taças nacionais e a a Liga Europa, o horizonte de sucesso alargou-se e o certo é que está a uma distância cada vez mais curta.
Se lá chegar, e tendo em conta que, no mínimo, tem 15 jogos pela frente, logo as perspetivas são otimistas - a média de golos por jogo de Gyokeres é de 0,91 -, Gyokeres faz o que, neste século, apenas Mário Jardel fez, superar a barreira dos 40 golos numa temporada - Supermário, em 2001/2002, ajudou na conquista do título nacional com 42 golos. Mas fez mais, no somatório de todas as competições ultrapassou a barreira dos 50, com mais sete na Taça de Portugal e seis na Europa, para um total de impressionantes 55!
Recorde com 53 anos
Mas há registos de Gyoekeres que entram para uma história de décadas e que contribuem para que o Sporting tenha um ataque tão eficaz como não acontecia há 20 anos (103 golos marcados à data). O sueco, por exemplo, inscreveu o nome na curta lista de jogadores que marcaram nos três primeiros clássicos que jogaram, o último tinha-o conseguido há 53 anos - Lemos (FC Porto, 1971), Lorenço (Sporting, 1965), Azumir (FC Porto, 1962), Seminário (Sporting, 1960), José Águas (Benfica, 1951), Melão (Benfica, 1948), Catolino (FC Porto, 1945), Kordnya (FC Porto, 1940), Peyroteo (Sporting, 1938), Espírito Santo (Benfica, 1937) e Perdigão (Sporting, 1919). Lista de goleadores notáveis.
Mas a influência do avançado sueco na equipa leonina não se resume apenas aos golos, mas verifica-se noutras ações em campo. Tem mostrado a sua veia trabalhadora e capacidade de resistência nos muitos quilómetros que percorre, na integração e forma de jogar da equipa, na abrangência que tem no meio-campo, servindo até de referência pela dinâmica que impõe. Não é um jogador egoísta, procura sempre o colega que está em melhor posição para rematar à baliza e prova disso são as dez assistências que já fez na presente época. A confiança de Gyokeres está nos píncaros, os adeptos adoram-no, adversários e atletas de outras modalidades admiram-no e até o seu festejo de mãos entrelaçadas na cara se tornou viral.
Está feliz de leão ao peito, isso é inegável, o sorriso e o brilho nos olhos no final de cada jogo são prova disso mesmo, facto comprovado com as palavras do próprio no final do dérbi com o Benfica, na quinta-feira, que os verdes e brancos venceram, na 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal.
«Não sei o que vai acontecer e não penso nisso. Há muito jogos importantes em disputa. É entusiasmante ter essas oportunidades e eu gosto muito de aqui estar. Gosto de jogar muito e é o que tem acontecido desde que aqui estou», disse depois de ter contribuído com um golo para a vitória por 2-1.
Mercado atento
Gyokeres está feliz no Sporting e os números são explosivos. Todo o desempenho do avançado impressiona. Cá dentro e lá fora, onde cada vez mais chegam ecos do que o internacional sueco está a fazer. Em Inglaterra, mercado que conhece bem o jogador, há muitos interessados - alguns arrependidos por não terem avançado para a contratação, deixando o Sporting com caminho livre para o contratar a troco de 20 milhões de euros, mais 4 milhões varáveis por objetivos, um deles já alcançado: 25 golos que fazem a aquisição estar já no patamar dos 21 milhões de euros. E sabe A BOLA que o Arsenal está cada vez mais atento ao desempenho de Gyokeres e pondera avançar como proposta.
2028
Ano em que termina o contrato de Gyokeres com o Sporting. O goleador sueco chegou a Alvalade no verão de 2023 e assinou por cinco temporadas. Cláusula de rescisão é de €100 milhões.
Em França é o Paris Saint-Germain que segue o goleador de perto. E tal como os londrinos sabe que a cláusula de rescisão de Gyokeres é de 100 milhões de euros...
32
Os milhões de euros que o passe do avançado subiu desde que chegou ao Sporting. Segundo o Transfermarkt, em junho Gyokeres valia 13 milhões e agora já está avaliado em 45 milhões...