Sporting: os cinco centrais que valem um (bom) avançado!
Coates, Gonçalo Inácio, Diomande, Neto e Eduardo Quaresma em grande plano. Alvalade tem os centrais mais goleadores da Liga. Juntos somam mais um golo do que... Paulinho. Coates a um do melhor registo da carreira alcançado em ano de título (2020/2021)
Se o rendimento defensivo do leão está abaixo das expectativas (e da exigência) de um clube que luta pelo título — com 22 golos em 22 jornadas, média de um golo sofrido por jogo — atrás dos rivais Benfica (15) e FC Porto (17), o lado bom desta análise, olhando para os centrais do plantel, é que o Sporting conta, neste momento, com a muralha defensiva mais... goleadora da Liga. Cinco protagonistas na área... adversária: Coates, Gonçalo Inácio, Diomande, Eduardo Quaresma e Neto.
Contas feitas somam... 14 golos. Mais um golo do que, por exemplo, Paulinho e Pedro Gonçalves, que seguem atrás do inevitável Gyokeres (impressionantes 30 golos) nesta hierarquia de goleadores do plantel. Ou seja, olhando para o rendimento ofensivo dos centrais leoninos, podemos dizer que juntos, nesta altura da temporada, valem tanto como um... avançado de referência do plantel. E incomparável, neste âmbito, à produção ofensiva dos concorrentes diretos, Benfica (com cinco golos, três de Otamendi e dois de António Silva) e FC Porto (com sete, três de Pepe, dois de Marcano, um de Fábio Cardoso e um de Zé Pedro).
Ninguém supera Coates!
Nesta lista de centrais goleadores do leão — na qual apenas o azarado St. Juste e o reforço Rafael Pontelo estão ainda em branco — destaque, claro está, para Coates. Capitão, voz de comando, que aos 33 anos está perto, imagine-se, de superar o melhor registo ofensivo da carreira: seis golos. Apenas a um de igualar a temporada do título leonino, em 2020/2021, na qual o uruguaio foi peça determinante (a defender e atacar) terminando com sete golos.
O experiente defesa — que tantas vezes já vestiu o fato de avançado super-herói para decidir jogos — voltou a deixar marca em Vila do Conde, com um golo que valeu um precioso ponto (3-3) aos leões, juntando, assim, os vila-condenses a uma lista onde também constam o Casa Pia (2), Vizela, Dumiense e Raków.
Só falta mesmo o Benfica...
O registo ofensivo de Coates é, no mínimo, notável. E histórico. 354 jogos com a camisola dos leões, estrangeiro com mais jogos de sempre e 37 golos! Que, a título de curiosidade, foram apontados a... 35 adversários diferentes. Em todas as provas e quase todas as grandes equipas portuguesas. Quase porque falta... um. Sabe qual? Nem mais. O Benfica. Os encarnados são dos poucos adversários que ainda não entram no extenso lote de vítimas do uruguaio que já foi decisivo em duelos com FC Porto, SC Braga, entre muitas outras.
Ainda não fez, por exemplo, aquilo que o jovem Diomande conseguiu no seu primeiro dérbi: marcar. O costa-marfinense, de 20 anos, na sua estreia, foi figura principal do dérbi da última época, que terminou com um empate a dois, com o central a apontar um dos golos. Amanhã haverá nova oportunidade para ser feliz...