Sporting já fala com Panathinaikos e pode chegar perto dos €20 M por Ioannidis
Depois dos primeiros contactos exploratórios, administração leonina avança para contratação do avançado; projeto leonino entusiasma atacante, que olha para o exemplo... Gyokeres
Primeiro foram os contactos exploratórios, agora o Sporting já fala com o Panathinaikos para a contratação de Fotis Ioannidis. A administração leonina avança efetivamente para o avançado de 24 anos e pode chegar perto dos 20 milhões de euros para garantir o concurso do grego.
10
As internacionalizações de Fotis Ioannidis pela principal seleção da Grécia. O avançado de 24 anos do Panathinaikos, com a camisola da equipa nacional, marcou dois golos
Ioannidis estava indicado para substituto de Gyokeres, na eventualidade de saída do goleador sueco de Alvalade, mas, como A BOLA adiantou ainda em abril, a contratação do atacante do Panathinaikos vai avançar mesmo com a continuidade do atual camisola 9, que ganha força como exigência de Rúben Amorim para a próxima temporada. E passos importantes começam a ser dados para adquirir o passe do internacional grego.
A SAD leonina sabia já que o Panathinaikos avaliava o passe do avançado, estrela maior do campeonato, com 15 golos em 27 jogos - 23 em 42 no somatório de todas as competições (além da liga grega, também a Taça e as Ligas dos Campeões e Europa) -, em 20 milhões de euros. Porém, chegam ecos da Grécia de que o emblema de Atenas tenta esticar a corda, para os 30 milhões, valor naturalmente considerado elevado mas que os verdes e brancos estão convictos de que não passa de estratégia para tentar inflacionar a operação. O Sporting não chegará logo aos 20 milhões de euros, como aconteceu no verão passado com Viktor Gyokeres... mas poderá chegar lá perto, um pouco à imagem da operação do sueco junto dos ingleses do Conventry.
Desafios a gosto
Ioannidis, formado no Levadiakos, está há quatro épocas no Panathinaikos, onde explodiu esta temporada. Além dos 23 golos, o possante (1,87 metros e 83 quilos) e rápido avançado contabiliza também dez assistências. Os leões ainda não falaram diretamente com ele, mas o jogador está a par do projeto leonino, que o entusiasma. Poder lutar pelo título nacional e ter lugar já marcado na fase de grupos da Liga dos Campeões é, pois, aliciante.
2027
Ano em que termina o contrato do avançado grego, natural de Atenas, com o Panathinaikos, clube que representa desde 2020/2021, quando chegou do Levadiakos
O exemplo de Gyokeres também seduz o grego. Ioannidis olha para o exemplo de um jogador que preferiu a liga portuguesa, habitual exportadora de talentos, para crescer e valorizar-se, podendo dar o salto para um campeonato de dimensão máxima depois.
O plano além do grego
Avança então a todo o gás, com Rúben Amorim, a preparação da época 2024/2025 do Sporting. Manter Viktor Gyokeres é um dos grandes objetivos para uma temporada em que o Sporting quer lutar pelo bicampeonato e apresentar uma equipa competitiva na Champions. Com contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, avança já a renovação do vínculo do sueco - aumento de ordenado, de anos de contrato e da cláusula, tudo para premiar e segurar o goleador, estrela maior deste Sporting.
No desenho do plantel para 2024/2025, outros jogadores há considerados intocáveis. Na defesa, Gonçalo Inácio é um deles; no meio-campo Hjulmand é outro; na frente Pedro Gonçalves também. O que reduz o leque de jogadores a colocar no mercado de saídas. Diomande está nesse lote. Central marfinense de 20 anos com grande margem de progressão tem mercado, sobretudo em Inglaterra, onde o Newcastle está muito interessado. Tem cláusula de €80 milhões, mas negociação por 50/60 milhões é admitida, valor que permitiria encaixe significativo a juntar aos milhões da Liga dos Campeões para poder desafogar os cofres e atacar as entradas, um pouco à imagem do que aconteceu na temporada passada em que, mesmo sem Liga dos Campeões, a venda do passe de Manuel Ugarte por 60 milhões de euros aos PSG permitiu avançar por Gyokeres e Hjulmand.
Edwards e Paulinho também são jogadores que podem valer encaixes que, somados, serão importantes. Pelo inglês aponta-se verba na casa dos 20 milhões, pelo português 10 milhões de euros.
Um guarda-redes; um central, que será Zeno Debast, defesa de 20 anos do Anderlecht, que vai custar entre 16 a 18 milhões de euros; um extremo destro para jogar na esquerda. São estes os elementos a contratar.