Sporting: Franco Israel de volta à baliza

NACIONAL18:34

Guarda-redes uruguaio recuperou de gripe

Franco Israel, 24 anos, será, de novo, o dono da baliza leonina na visita desta quinta-feira dos leões a Moreira de Cónegos para defrontarem o Moreirense na 13.ª jornada da Liga.

O uruguaio foi acometido por uma gripe no dia do encontro com o Santa Clara (0-1), razão pela qual ficou fora das opções de João Pereira para esse encontro, mas agora, restabelecido da doença, recupera o estatuto de titular, em detrimento de Vladan Kovacevic.

O bósnio, 26 anos, contratado aos polacos do Raków no início da época a troco de €4,81 M começou a época à frente de Israel, mas em meados de setembro lesionou-se e o uruguaio aproveitou para lhe roubar o lugar na baliza — o primeiro jogo foi em Arouca — e consolidá-lo, com Kovacevic a jogar apenas em encontros da Taça de Portugal ou da Taça da Liga ou em caso de indisponibilidade física de Israel, como foi o caso no sábado.

Duma análise breve ao desempenho dos dois na presente temporada resulta que Israel tem 12 encontros disputados e dez golos sofridos, com uma média de 0, 6 por partida, sendo muito penalizado pelos cinco encaixados no jogo da Liga dos Campeões frente ao Arsenal (1-5).

As contas de Kovacevic são mais fáceis de se fazer, tendo em conta que sofreu nove em nove jogos, ou seja, um cada desafio, com quatro averbados diante do FC Porto na estreia oficial da época no 3-4 para os leões na Supertaça Cândido de Oliveira.