Sporting: «Deveria jogar Maxi Araújo»

Quem o garante é Lourenço, antigo avançado dos leões, a pensar no jogo com o PSV na Liga dos Campeões; Beto, antigo guarda-redes leonino, fala de Franco Israel e de Vladan Kovacevic

O Sporting joga esta terça-feira com o PSV na 2.ª jornada da Liga dos Campeões. Dúvidas no onze existem na baliza (Israel em vantagem sobre Kovacevic), nas alas (Catamo à frente de Quenda à direita e Nuno Santos de Maxi à esquerda) e no trio de ataque (Conrad Harder deve ser titular).

Sobre o guarda-redes que deve jogar em Eindhoven, falámos com Beto Pimparel, antigo guardião dos leões. Sobre quem deve entrar no lugar de Pedro Gonçalves do lado esquerdo do tridente ofensivo, a palavra é de Luís Lourenço, antigo atacante leonino.

Lourenço, antigo avançado do Sporting (A BOLA)

—  Quem deve jogar na frente: Maxi Araújo ou Harder?

— Num jogo fora, a meu ver quem deveria jogar no lugar de Pedro Gonçalves é o Maxi. Mas qualquer um vai desempenhar bem o papel.

Lourenço em ação pelos leões (A BOLA)

—  O que oferece Maxi Araújo à equipa?

— É um jogador mais vertical, mais de linha, de cruzamento, de poder de desequilíbrio quando joga por dentro a deixar as alas ou para Nuno Santos ou mesmo para o regresso de Catamo à esquerda. Oferece verticalidade, cruzamentos, é muito forte no um contra um. Oferece também definição no último passe e também chegada na área para poder concretizar.

—  E o que oferece Harder ao jogo do Sporting?

— Poder de choque, é um jogador mais de profundidade e de apoio para segurar a bola e deixar a equipa subir. Jogando com Gyokeres, vai mais à área para poder finalizar ou mesmo deixar espaço para o sueco fazê-lo.

«AMORIM SABE GERIR O PLANTEL», DIZ BETO

Beto, antigo guarda-redes do Sporting (A BOLA)

—  Quem deve jogar na baliza: Israel ou Kovacevic?

—  Opiniões de quem não trabalha diariamente com um ou com o outro serão sempre meras... opiniões. Mas a gestão dos guarda-redes não é fácil, tendo em conta o contexto com que foi contratado Kovacevic. Se há treinador que sabe gerir um plantel é o Rúben e seguramente se não for neste jogo será noutra competição que vai devolver-lhe minutos e competitividade.

Beto em ação pelos leões (A BOLA)

—  O que oferece Kovacevic ao jogo do Sporting?

— Tem boa saída de bola e jogo exterior muito fortes, sendo que na minha opinião não conseguiu ainda encontrar o seu conforto e confiança necessários para explanar as suas qualidades .

—  E o que oferece Franco Israel à equipa?

—  Equilíbrio mental e um conhecimento maior das rotinas da equipa e dos próprios companheiros. Tendo em conta o contexto de centrais, a questão da liderança é fundamental para o guarda-redes.