Neerlandeses são bons clientes do Sporting

São 20 os jogos que os leões já fizeram contra equipas dos Países Baixos e o saldo é positivo: 12 vitórias (cinco fora), três empates e cinco derrotas

Os neerlandeses são bons clientes do Sporting, daí as 12 vitórias leoninas em 20 jogos, apenas cinco derrotas e três empates. Cinco desses triunfos foram nos Países Baixos, onde a equipa de Rúben Amorim joga amanhã, contra quatro derrotas e um empate. Contra estes mesmos neerlandeses, em Alvalade, o saldo é bem claro: sete vitórias, dois empates e uma derrota. O PSV, adversário nesta 2.ª jornada da Champions, já jogou duas vezes com os verdes e brancos: foi em 2019/2020, na fase de grupos da Liga Europa, derrota leonina por 2-3 em Eindhoven, goleada de 4-0 em Alvalade.

Tudo começou em 1958/159, na então Taça dos Clubes Campeões Europeus: duas vitórias (4-3 e 2-1, ver quadro em baixo) contra o extinto VV DOS, de Utrecht. Mas se esta história começou bem, o mais recente capítulo correu mal e já na era Amorim: em 2021, o leão campeão entrou na Champions derrotado em casa (1-5) e em Amesterdão (2-4).

Os leões defrontaram já VV DOS, Feyenoord, Ajax, Vitesse, AZ Alkmaar — nas meias-finais da Taça UEFA em 2004/2005, 2-1 em casa e derrota 2-3, após prolongamento, nos Países Baixos, mas com sabor a vitória, o golo de Miguel Garcia aos 120' valeu a passagem à final jogada (e perdida) com o CSKA Moscovo, em Alvalade — Twente, Heerenveen e... PSV. O adversário de amanhã numa altura em que os leões viviam ainda para sair da crise de 2018. Na derrota em Eindhoven era Leonel Pontes treinador interino, na vitória por 4-0 em Lisboa Jorge Silas.

Saldo leonino é positivo mas Rúben Amorim sabe o que é perder com neerlandeses, como aqui, em 2021, com o Ajax (A BOLA)

E é bem diferente este leão agora. A jogar muito bem e campeão em título, como o PSV, o que deixa no ar a possibilidade de um grande espetáculo entre duas equipas goleadoras — ambas com sete jogos nos campeonatos, ambas com 25 golos marcados!