Sporting 5-1 Estoril: Mão cheia para começar bem o ano
Sporting celebra o golo MIGUEL NUNES/ASF

Sporting 5-1 Estoril: Mão cheia para começar bem o ano

NACIONAL05.01.202420:38

Leão abre 2024 com goleada ao Estoril

Foram cinco, mas podiam ter sido mais se contarmos com as bolas aos postes e a quantidade de vezes que jogadores do Sporting apareceram na cara de Marcelo Carné. Edwards bisou ainda na primeira parte, um autogolo, Pedro Gonçalves e Trincão fecharam a goleada.

Póker foi de Gyokeres... em assistências. O Estoril ainda reagiu por Cassiano, mas sem impacto no desfecho do encontro. A equipa de Vasco Seabra tentou jogar olhos nos olhos e deu-se mal. O Sporting garante a liderança logo no arranque da 16ª jornada.

Recorde todas as incidências do jogo:

Joga-se mais um minuto em Alvalade!

37.483 nas bancadas de Alvalade!

GOLO Estoril! Cassiano reduz

Uma jogada de insistência com os canarinhos a marcarem a Alvalade, mas sem desfecho no encontro. Confusão com Adán na grande área.

GOLO SPORTING! Trincão faz o 5-0

Grande jogada coletiva do Sporting com o póquer em assistências de Gyokeres. Trincão foi egoísta, mas ainda bem para os leões.

Amorim faz tripla alteração. Entram Neto, Essugo e Esgaio para os lugares de Quaresma, Hjulmand e Nuno Santos. Ouvem-se cânticos para Eduardo Quaresma das bancadas.

GOLO SPORTING! Pedro Gonçalves atira para a goleada

Remate de meia distância do internacional português, a bola bate no poste e entra na baliza de Marcelo Carné.

Entretanto Amorim mexe e entra Trincão para o lugar de Bragança.

51' - Com o 3-0, Amorim já mexe na equipa. Trincão entra para o lugar de Bragança.

GOLO SPORTING! Autogolo de Pedro Álvaro faz o 3-0

Gyokeres faz hat-trick em assistências e o ala português atirou de pé esquerdo com força para o terceiro. A bola ainda desvia em Pedro Álvaro. Jogo parece mesmo fechado.

Recomeça a partida (Sporting 2-0 Estoril)

Leão procura descansar com a vantagem e liderança do campeonato.

Intervalo em Alvalade (Sporting 2-0 Estoril)

Uma primeira parte tranquila em que o Sporting beneficiou da postura ofensiva do Estoril que não veio a Alvalade para defender. Os leões conseguiram colocar a bola várias vezes na cara de Marcelo Carné e Edwards destacou-se com um bis. Mais uma vez, o que joga Gyokeres!

45' - O Sporting parece fechar o jogo ainda antes do intervalo. Edwards bisa, mas o mérito é, mais uma vez de Gyokeres. Tudo parecido ao 1-0

GOLO SPORTING! Edwards bisa e faz o 2-0

Um lance idêntico ao 1-0. Gyokeres desta vez vai pela direita e assiste o inglês que volta a encostar.

Fresneda e Coates a assistir da bancada

  41' - Nuno Santos atira para fora no livre direto. Pedro Álvaro viu cartão amarelo e falha o próximo jogo do Estoril.

Últimos minutos loucos em Alvalade! O Estoril coloca a bola na baliza, mas é logo sancionado fora de jogo. Na resposta Edwards faz tudo sozinho e atira a rasar o poste. Pouco depois, é Nuno Santos a aparecer na cara de Carné e a tentar o chapéu sem efeito.

21' - Edwards tranquiliza as bancadas de Alvalade, mas o mérito é todo de Gyokeres. Arrancada do sueco pela esquerda e serve de bandeja o inglês para o 1-0. O nível ofensivo dos leões acaba por compensar neste início de jogo.

GOLO Sporting! Edwards faz o 1-0

Grande jogada de Gyokeres pela esquerda e assistência para o inglês que só teve de encostar.

Notas de reportagem A BOLA: É a primeira vez esta época que Chico Lamba está no banco e canta-se nas bancadas pelo Sporting campeão com uma tarja.

11' - Marcelo Carné brilha e nega o golo a Pedro Gonçalves, numa jogada de insistência do Sporting

9' - Gyokeres liga o turbo pela direita e faz um passe perigoso para a área, mas agarra Marcelo Carné.

2' - O Sporting entra perigoso e logo com uma oportunidade na cabeça de Gonçalo Inácio. Edwards no cruzamento e as bancadas por pouco não gritaram golo.

Rola a bola em Alvalade (0-0)

Sporting sai em ataque e quer assegurar a liderança na 16ª jornada. Ouve-se «O Mundo Sabe Que» nas bancadas.

Equipas no relvado e tudo a postos! Luís Neto homenageado pelos 100 jogos.

Terminou o período de aquecimento!

Um dia que também fica marcado pelo empréstimo de Gonçalo Esteves ao AZ Alkmaar

No aquecimento, Gyokeres mantém a fita tape na perna esquerda.

Mais notas de reportagem: Daniel Bragança a titular, reencontra a antiga equipa.

Atenção, leão: Esgaio, Pote, Neto e Edwards em risco. Se vêm cartão amarelo falham deslocação a Chaves!

As duas equipas já aquecem no relvado!

Amorim faz várias mexidas. Além das já esperadas saídas de Diomande e Morita, Paulinho e Luís Neto também caem do onze. Eduardo Quaresma regressa à titularidade e Rafael Pontelo espreita a estreia do banco.

Suplentes: Daniel Figueira, Wagner Pina, Volnei Feltes, Eliaquim Mangala, Mor Ndiaye, Michel Costa, Heriberto Tavares, Cassiano, João Carlos.

Estoril: Marcelo Carné, Raúl Parra, Bernardo Vital, Pedro Álvaro, Rodrigo Gomes, Jordan Holsgrove, Koba Koindredi, Tiago Araújo, Rafik Guitane, Alejandro Marqués, João Marques.

Suplentes: Franco Israel, Ricardo Esgaio, Luís Neto, Chico Lamba, Rafael Pontelo, Dário Essugo, Francisco Trincão, Afonso Moreira, Paulinho.

Sporting: Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Geny Catamo, Nuno Santos, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Marcus Edwards, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves.

Vamos aos onzes!

-Boa tarde! Fique na nossa companhia para saber tudo o que vai acontecer na receção do Sporting ao Estoril. Os leões procuram a liderança sem depender dos rivais contra uma equipa que já causou estragos ao FC Porto. Jogo grande da 16ª jornada em Alvalade a partir das 18h45.

A antevisão

Pontapé de saída em 2024. O ano anterior trouxe um leão pujante, dominador, que dobrou o ano topo da tabela. Um percurso (quase) imaculado, com mais altos do que baixos, e que deseja entrar a rugir no novo ano. Com as mesmas ideias, o mesmo treinador, mas com baixas que não deixam o treinador plenamente descansado numa fase em que muitas competições entram na fase de decisões. Sem Diomande e Geny Catamo (ainda que este possa ser opção diante do Estoril), a caminho do CAN, e Morita que participará na Taça Asiática durante o mês de janeiro, deixam o leão mais debilitado, mas com janela de oportunidade a outros elementos com menos minutos. Mas já lá vamos.

Leão entra a rugir em 2024?

5 janeiro 2024, 08:00

Leão entra a rugir em 2024?

Sporting fechou o ano de 2023 com uma vitória e deseja abrir 2024 com mais um sorriso. Duelo escaldante em Alvalade, entre duas equipas com ideias semelhantes e muitos argumentos para abrir a ronda 16 com a fasquia da qualidade muito elevada

Este Sporting-Estoril será um dos jogos mais atrativos da ronda 16 da Liga. Um jogo que ganhou maior expectativa sobretudo pelo crescimento e impacto que Vasco Seabra deu aquando da sua entrada na equipa estorilista. Falamos de uma equipa com apenas uma derrota (com o SC Braga) nos últimos oito jogos e que, por exemplo, só neste período, travou o FC Porto em duas ocasiões (Liga e Taça da Liga). Uma equipa jovem, composta por muitos jovens cedidos com ADN de clube grande, e que nesses mesmo oito jogos nunca ficou em branco.