País Sousa Cintra condenado a pagar €70M a empresário brasileiro
Segundo a SIC, José de Sousa Cintra, antigo presidente do Sporting, viu o Tribunal Constitucional confirmar, pela quarta vez, a decisão que o condena a pagar 70 milhões de euros a Walter Faria, empresário brasileiro que detém o grupo Petrópolis, do ramo cervejeiro.
O caso remonta a 2007, ano em que Sousa Cintra se comprometeu com Walter Faria, um dos homens mais ricos no Brasil, a vender-lhe duas fábricas de cerveja que tinha no Brasil. A venda nunca foi concretizada e, no contrato assinado, estava prevista esta multa – 25 milhões de euros por cada fábrica, mais juros - caso o negócio não avançasse. Walter Faria acusou o antigo dirigente do Sporting de ter apresentado falsas garantias e, mais tarde, fechado negócio por €112M com a AmBev – Companhia de Bebidas das Américas.
Desde então, o caso tem andado na Justiça e, e esta terça-feira, o Tribunal Constitucional confirmou a decisão pela quarta vez, dando seguimento à do Supremo Tribunal de 2020, da qual Sousa Cintra recorreu, depois de considerar que não podia pagar tal dívida «sob o risco de ficar na ruína».