Sérgio Conceição: «Reforços cumpriram bem com a missão»
Sérgio Conceição apreensivo quanto às lesões de Marcano e Evanilson falou numa vitória de muita luta e vontade
O que o levou a mudar o sistema tático habitual do FC_Porto? Este é um sistema para repetir ou foi só usado neste jogo?
— Tínhamos de trabalhar a organização defensiva, já que o FC Porto tinha sofrido golos em todos os jogos. E foi também uma maneira de aproveitar as características dos jogadores disponíveis para este jogo, com laterais fortes e de grande vocação ofensiva. Este é um sistema alternativo, com apenas duas semanas de trabalho, mas estou satisfeito com o resultado. Seguramente vai valer para o futuro.
— Gostou dos reforços Varela e Iván Jaime?
— Ambos estão ainda numa espécie de pré-temporada, mas durante a preparação para este jogo deram boas indicações. E cumpriram bem a missão. Tal como André Franco, a jogar em terrenos mais interiores e avançados do meio campo, para ajudar a travar as transições do Estrela. Uma equipa agressiva, na disputa de bola, no encurtamento de espaços, na entrega ao jogo. Se o Estrela jogar sempre assim, será uma equipa muito difícil de bater em casa.
— David Carmo foi o terceiro central escolhido para o onze de hoje... Alguma alteração na hierarquia com Fábio Cardoso?
— Não tem nada a ver uma coisa com a outra. O que faço é olhar para o treino e escolher quem entendo que está melhor ou serve melhor para o jogo. Neste jogou o David Carmo e jogou muito bem. De resto, ele e o Pepe foram dos melhores jogadores em campo.
— Foi uma vitória com mais nota técnica do que artística?
— Foi, de facto, uma vitória com pouco brilhantismo, mas muita luta e vontade. E também ousadia, pelo modelo escolhido. E, claro, foi uma merecida. Aconteceram muitas coisas que condicionaram a nossa estratégia. Desde logo as lesões de Marcano e Evanilson... E deveríamos ter descansado mais cedo, com um segundo golo....
— Como estão o Marcano e o Evanilson?
— O Evanilson contraiu uma lesão semelhante à do Bessa, na última época. O Marcano, e Deus queira que, para ele, para o grupo e para mim, esteja enganado, poderá ser mais grave do que o Evanilson..