Sérgio Conceição voltou e com ele um Taremi decisivo
FC Porto consegue vencer jogo muito complicado e que nunca esteve seguro. Taremi saiu do banco para resolver um problema que parecia não ter solução
Sérgio Conceição voltou e com ele um Taremi decisivo
É oficial: o velhinho José Gomes renasceu das cinzas. Revigorado e com uma mística que o Estrela da Amadora nunca perdeu. Muito mudou desde o último confronto entre Estrela da Amadora e FC Porto. Os nomes dos cafés mudaram, as pessoas já não discutem os problemas do passado que levaram o histórico amadorense ao abismo, mas a energia no Estrela permanece viva. E a partida de hoje, diante de um grande, o FC Porto, provou que o futebol nunca morreu na Amadora. Bancadas cheias que matou saudades. Dos adeptos e muitos ilustres, como Abel Xavier ou António Conceção, com passado nos amadorenses, presentes.
Quanto ao jogo muitas notas. O regresso de Sérgio Conceição ao banco e uma verdadeira revolução no onze. Com Alan Varela, Gonçalo Borges, Fran Navarro, André Franco, Ivan Jaime e David Carmo que não era titular há… 321 dias! Muitas alterações a contrariar o consistente 3x4x3 do Estrela, sem alterações.
Nota prévia: os primeiros minutos foram… frenéticos. De lances polémicos. E muito pouco futebol. Um penálti assinalado de João Pinheiro (após carga de Pepe sobre Ronald), que haveria de ser revertido pelo VAR, duas alterações por lesão (saíram Marcano, que nem aqueceu e Evanilson) para as entradas de Taremi e Wendell. E foi aqui que o FC Porto começou a ganhar metros no campo após uma entrada arrojada do Estrela quase sempre com Ronald como protagonista. Mas sempre aos repelões, bola cá, bola lá, muito coração e entrega, físico e com pouco espaço de brilhantismo.
Só mesmo o golo de Taremi, com arte e engenho do iraniano, com passe de Pepe, deu um pouco de magia a um jogo demasiado conflituoso na etapa inicial. O Estrela, por sua vez, mesmo em desvantagem, não se desmoronou. Manteve a organização e subiu linhas criando enormes problemas a um dragão que terminou a primeira parte encostado às cordas.
Na segunda parte… pouco se alterou. O FC Porto a sentir dificuldades na ligação, sem espaço para criar desequilíbrios (quase sempre pela velocidade e criatividade de Gonçalo Borges e imprevisibilidade de Ivan Jaime) e um Estrela ambicioso. A pecar, apenas, nos últimos metros de terreno. No fim, apesar das muitas ameaças portistas, era o Estrela que criava com maior perigo. E Arnold, com uma noite a nível elevado, sempre ligado à corrente, nunca deixou a equipa de Sérgio Conceição descansar. Isso só aconteceu quando João Pinheiro apitou para o final. Sérgio Conceição voltou ao banco e com ele voltou também Taremi para marcar e decidir um jogo muito complicado. E não fosse o reforço Alan Varela, a tirar uma bola em cima da linha de golo a Ndour, a história seria, por certo, outra…
O FILME DO JOGO
APITO FINAL. Um golo de Taremi, que até começou o jogo no banco, garante a vitória do FC Porto na Amadora (0-1). Os dragões assumem a liderança isolada da Liga, à condição, com 13 pontos.
90) Cinco minutos de tempo adicional.
89) Varela nega o empate ao Estrela! Diogo Costa soca mal a bola, fica a pedir falta, e Varela nega o golo a Regis, perto da linha de baliza.
85) Boa ocasião para o Estrela, mas o remate não sai!
74) Perigoso! Cabeceamento de Ronaldo Tavares, por cima. Saltou sozinho, entre os centrais, mas não acertou bem na bola.
70) Pepê, Romário Baró e Eustáquio nos lugares de Gonçalo Borges, André Franco e Iván Jaime.
69) Que erro de Varela! Recebe a bola de Diogo Costa, virado para o seu guarda-redes, e atira ligeiramente ao lado, quando queria meter em Pepe, no lado direito da área!
67) Cartão amarelo para André Franco, do FC Porto. Falta perto do limite da área, embora na esquina da mesma.
62) Cartão amarelo para Sérgio Vieira, treinador do Estrela, que pedia penálti para a sua equipa. Antes tinha lançado Pedro Sá e Regis nos lugares de Aloísio e Léo Jabá.
57) Cartão amarelo para Gonçalo Borges (FC Porto)
52) Cartão amarelo para Aloísio
48) Cartão amarelo para Pepe
Começa a segunda parte. Mansur rende Omurwa no Estrela.
Intervalo na Reboleira. O FC Porto sai em vantagem com o golo de Taremi.
45) Cartão amarelo para Wendell
45+8) O Estrela da Amadora por cima nos minutos de compensação do intervalo. Ronald, em foco, permite enorme defesa de Diogo Costa
Vão jogar-se mais 9 minutos nesta primeira parte. Um tempo que se justifica dadas as muitas paragens na partida.
Apesar dos protestos dos jogadores do Estrela, por suposta falta de Pepe, o iraniano atirou a contar, a estrear-se a marcar esta época. Um golo de revolta ficando a imagem do atacante a mandar calar os adeptos nos festejos...
28) Golo do FC Porto! Está feito o primeiro. Taremi saiu do banco e já deixou marca. Assistência de Pepe para o iraniano no corredor central e este, depois de tirar João Reis do caminho, atira para o primeiro. 1-0 para os dragões!
16) Cartão amarelo para Léo Jabá, do Estrela
Estrela da Amadora muito atrevido no jogo, com linhas subidas e com um elemento em grande plano. Ronald que criou a melhor ocasião de golo, mas a bola saiu por cima.
14) Mais uma contrariedade para Sérgio Conceição. Depois de Marcano é a vez de Evanilson sair por lesão. Taremi entrou em jogo para ocupar a vaga deixada pelo brasileiro.
Início de jogo muito atribulado... e pouco futebol. Muitas paragens, penáltis revertidos pelo VAR, saídas por lesão e muitas faltas que quebram o ritmo do jogo.
10) Cartão amarelo para Kialonda Gaspar (Estrela)
8) Substituição forçada nos dragões. Marcano não recupera e sai lesionado. Wendell foi chamado e será aposta
Tudo legal segundo João Pinheiro. Penálti revertido pelo VAR
João Pinheiro chamado pelo VAR e vai ver as imagens.
5) Pepe derruba Ronald e João Pinheiro assinala para a marca de penálti!
Problemas com Marcano. O central está a ser assistido e pode ter que sair...
1) Gonçalo Borges, pelo corredor direito, dá o primeiro aviso, mas remate sai ao lado
Arranca a partida na Amadora. O FC Porto sai com a bola
FC Porto vai jogar com o equipamento alternativo, todo de azul.
Tudo preparado para o início da partida. Os jogadores sobem ao relvado e a bola começa a rolar dentro de momentos...
Muitos ilustres nas bancadas da Reboleira. Passando por António Conceição, antigo técnico amadorenses e que recentemente esteve no comando da seleção dos Camarões até Abel Xavier, antigo jogador dos amadorenses, estão nas bancadas para assistir à partida.
Ambiente muito festivo na Reboleira que aos poucos vai enchendo. Está prevista uma boa casa nesta partida que abre a ronda 5 da Liga.
FC Porto sobe ao relvado do José Gomes para cumprir habitual periodo de aquecimento
Pepe, David Carmo (uma das surpresas) e Marcano deverão formar o trio de centrais. Nota para a presença de Francisco Conceição, um dos reforços dos dragões, que será aposta a partir do banco.
Fábio Cardoso e Nico González, defesa-central e médio dos dragões, estão fora da ficha de jogo
Chegada do FC Porto à Reboleira recebida com alguns assobios. Muitos adeptos amadorenses presentes.
Sérgio Vieira mantém a aposta no onze que tinha jogado em Portimão
Sérgio Conceição promove verdadeira revolução no onze com muitas alterações. Ao que tudo indica a aposta também deverá passar por uma mudança de sistema para três centrais.
Onze do Estrela da Amadora: Bruno Brígido, Miguel Lopes, Kialonda Gaspar, Johnstone Omurwa, Hevertton Santos, João Reis, Aloísio Souza, Léo Cordeiro, Léo Jabá, Ronald Pereira, Ronaldo Tavares
Suplentes: António Filipe; Regis, Jean Filipe, Erivaldo, Pedro Sá, Shinga, Kikas, Ndour e Mansur
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Pepe, David Carmo, Marcano, Alan Varela, André Franco, Iván Jaime, Galeno, Gonçalo Borges, Fran Navarro, Evanilson.
Suplentes: Cláudio Ramos, Eustáquio, Taremi, Francisco Conceição, Pepê, Wendell, João Mário, Romário Baró e Toni Martínez.
Já há onzes de Estrela da Amadora e FC Porto, partida que abre a jornada 5 do principal escalão do futebol nacional. Um encontro de extrema importância para os dragões que, convém lembrar, terão Sérgio Conceição no banco pela primeira vez na presente temporada na Liga.