Destaques do FC Porto: Varela já decide
Entre o caos da Reboleira emergiu o reforço argentino
Alan Varela (7)
Calmo. Sem entrar muito no duelo físico, o argentino foi cumprindo, com critério no passe (quase não falhou nenhum), a ocupar bem os espaços e a ser… decisivo com um corte em cima da linha de golo, em cima dos 90, a remate de Ndour que já festejava. Veio para ficar.
Diogo Costa (6)
Seguro. Parece ser o nome do meio, certo? Pode tremer (e não foi de todo uma noite tranquila…) mas nunca cai. Eficaz nas saídas, muito atento, com uma defesa muito apertada em cima do intervalo a Ronald. Alguma falta de entendimento com o trio defensivo… inédito.
Marcano (-)
Frio. Nem chegou a aquecer… Cinco minutos em campo e uma lesão que obrigou à saída. Primeira contrariedade para Sérgio Conceição. Não comprometeu nos escassos segundos em campo.
Pepe (7)
Enorme. Entrada (quase) em falso num derrube a Ronald que João Pinheiro assinala penálti (depois revertido pelo VAR). A jogar pela direita no trio de centrais foi peça decisiva a atacar, após corte e assistência perfeita para Taremi e um corte fantástico a Ronald a evitar males maiores para a equipa portista (81’).
David Carmo (5)
Regressado. Com estatuto de titular… 321 dias depois. A jogar no eixo central, cauteloso, sem se expor, foi cumprindo e ganhando duelos a Ronaldo Tavares. Na retina, pela negativa, um atraso comprometedor (68’) e algumas dificuldades na saída com bola.
André Franco (6)
Dinâmico. É o novo Otávio. Anda pelos mesmos terrenos do luso brasileiro, a abrir espaços, a jogar entre linhas, a recuar no apoio ofensivo e com critério na saída. Foi um dos mais influentes na gestão do jogo a meio-campo.
Gonçalo Borges (6)
Atrevido. Sempre ligado à corrente, irreverente, sem receio de ir para cima do adversário no corredor direito. A ansiedade em querer brilhar, na hora de decidir, agarrou por o trair em alguns momentos como naquele em que, de baliza aberta, atirou por cima aos 45’.
Ivan Jaime (6)
Acelerador. Um condutor acelerado, a impor os ritmos do jogo, capaz de desequilibrar. Jogou no centro do terreno, com liberdade para subir, arriscou o remate em várias ocasiões e deixou uma marca positiva na estreia no onze.
Galeno (5)
Intermitente. Noite de altos e baixos (ok, mais baixos..). Muito vigiado, sem espaço, acabou por sentir dificuldades para procurar a profundidade e andar por terrenos interiores onde muitas vezes faz a diferença. Nota para o fulgor físico e algumas arrancadas nos últimos minutos.
Evanilson (5)
Azarado. Foi aposta inicial mas tornou-se um problema logo nos primeiros minutos com uma lesão que obrigou à saída. Quando até dava sinais de uma noite positiva, dadas as iniciativas criadas pelo brasileiro. Saiu aos.. 15’.
Fran Navarro (5)
Escondido. É um avançado que gosta de andar nas costas dos defesas à espreita de uma nesga para ganhar espaço. Muito disponível, é certo, mas o jogo nunca pediu as caraterísticas do espanhol que, ainda assim, criou perigo como no remate espontâneo aos 54’.
Suplentes
Wendell (5)
Sólido. Uma entrada a frio após a lesão de Marcano. Para o trio de centrais pela esquerda. Uma posição que exigia boa cobertura dos espaços e o brasileiro acabou por cumprir, tendo sido importante nas horas de maior aperto dos dragões.
Taremi (7)
Goleador. Uma estreia a marcar após o embalo na seleção iraniana na qual bisou também esta semana. Está de volta, curiosamente, numa partida em que até começou no banco. Chamado de urgência após a lesão de Evanilson e decidiu, como tantas vezes já fez. Um lance muito bem desenhado, com Pepe a assistir, e o avançado, com classe a tirar Miguel Lopes do caminho, festejou e, com gesto esclarecedor, mandou… calar os adeptos.
Romário Baró (5)
Organizador. Entrada positiva a comandar as operações no centro do terreno. Uma entrada positiva a dar maior fulgor à equipa quando as forças pareciam faltar.
Pepê (5)
Voluntarioso. Ajudou a subir linhas e dar maior vertigem à equipa na últimos metros. Uma aposta que também ajudou a mexer com o jogo.
Eustaquio (5)
Consistente. Entrou para fechar e segurar uma vantagem que nunca esteve segura e teve parte ativa nessa missão com alguns roubos de bola importantes.