SC Braga: prova rainha como rampa para quem quer… saltar
Carvalhal tem muitas e boas soluções para fazer a gestão do seu plantel para as várias competições. (Foto: IMAGO)

SC Braga: prova rainha como rampa para quem quer… saltar

Lukas Hornicek e Tiago Sá disputam vaga na baliza. Gharbi, Guitane, João Marques e Thiago Helguera espreitam titularidade, João Vasconcelos e Jónatas também têm sonhos. Ritmo para quem regressa de lesão

A estreia do SC Braga na presente edição da Taça de Portugal pode ser uma verdadeira rampa de lançamento para alguns jogadores que têm sido menos utilizados por Carlos Carvalhal.

Os guerreiros do Minho entram em ação no próximo sábado, no terreno do 1º Dezembro (emblema que milita na Liga 3), numa partida refente à 3.ª eliminatória da prova rainha e que tem início marcado para as 17.30 horas. Nessa altura, elementos como Lukas Hornicek, Tiago Sá, Ismael Gharbi, Rafik Guitane, João Marques ou Thiago Helguera poderão aparecer nas escolhas iniciais de Carvalhal, não só por terem somado, até ao momento, menos minutos do que a concorrência, mas também porque a densidade competitiva dos arsenalistas vai voltar a aumentar nos próximos tempos e o técnico poderá optar por fazer a gestão que entender mais adequada para que os seus jogadores respondam da melhor forma aos desafios vindouros.

Começando pela baliza, só há, claro, lugar para um. Matheus deve ceder o seu lugar a um dos companheiros de setor, sendo que, no plano teórico, Lukas Hornicek poderá partir em vantagem sobre Tiago Sá. Esta tese é defendida pelo facto de o internacional sub-21 pela Chéquia ter sido o escolhido para ocupar o referido posto específico no encontro frente ao Boavista (1-0), na 2.ª jornada da Liga, numa altura em que Matheus, lesionado, ficou de fora. No Bessa, jogou Hornicek e Tiago Sá foi para o banco.

Mas outros nomes há que encabeçam a lista das novas oportunidades. Ismael Gharbi, por exemplo, já leva cinco jogos realizados, mas apenas num foi titular – com o Rio Ave (4-0), na 7.ª jornada da Liga, partida em que até apontou um golo. Está lançado ao onze.

Rafik Guitane é outro dos candidatos à titularidade. O extremo argelino foi suplente utilizado na última partida dos bracarenses, diante do FC Porto (1-2), e antes disso tinha sido titular com o Maccabi Telavive (2-1), na primeira jornada da Liga Europa.

A dupla constituída por João Marques e Thiago Helguera – ainda não foram titulares (cinco jogos para o português e dois para o uruguaio) – também faz mira à Taça de Portugal, o mesmo acontecendo com João Vasconcelos e Jónatas, jovens de enorme potencial que também querem… saltar.

O desafio com a formação de Sintra poderá ainda permitir a alguns consagrados ganharem ritmo de jogo. João Moutinho e Rodrigo Zalazar recuperaram recentemente de lesão e podem aproveitar o jogo com o 1º Dezembro para voltaram a somar minutos e readquirem os respetivos índices competitivos.