Técnico conhece bem o emblema arsenalista e orientou o experiente médio no Sporting. Reaparição do número 8 «aporta muito à equipa». Qualidade e liderança
Tal como A BOLA tinha anunciado ontem, aí está o regresso de João Moutinho. O experiente médio, de 38 anos, está recuperado de uma lesão muscular no gémeo direito que o afastou dos relvados praticamente nos últimos dois meses – o derradeiro jogo em que participou foi a 15 de agosto, diante do Servette (2-1), na 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa -, pelo que Carlos Carvalhal passa a ter mais um reforço de peso para o futuro imediato dos guerreiros do Minho.
João Moutinho e Paulo Oliveira reintegrados nos próximos dias; a correr bem, até poderão voltar à competição no jogo da Taça de Portugal, frente ao 1º Dezembro; depois da prova rainha, segue-se o embate europeu diante do Bodo/Glimt
O histórico de lesões de João Moutinho ao longo da sua carreira é muito baixo, algo ressalvado por um treinador que o conhece bem e que também já orientou o SC Braga: José Peseiro. E, em declarações exclusivas a A BOLA, o técnico saúda o regresso do número 8. «O que não é normal é o João Moutinho estar lesionado. Contam-se pelos dedos das mãos o número de lesões que teve durante estes anos todos. Ora, isso diz bem da sua fiabilidade. O seu regresso à competição é, sem dúvida, uma excelente notícia para o SC Braga», começou por dizer ao nosso jornal.
Peseiro treinou Moutinho no Sporting (2004/2005 e 2005/2006), estava o antigo internacional português a dar os primeiros passos na elite nacional, e tudo aquilo que o jogador construiu até agora não surpreende o técnico: «Tem vários títulos na carreira, nos clubes e na Seleção, e isso diz quase tudo. O João é um excelente jogador, com uma excelente qualidade individual e coletiva. Ocupa os espaços como ninguém, tem uma enorme qualidade de passe e é muito forte no início da construção. Além disso, possui também uma tremenda capacidade de resistência, algo que facilmente se justifica por ter sido quase sempre titular ao longo da carreira e muitas vezes a jogar o tempo todo em cada partida. Tem demonstrado toda a sua qualidade no SC Braga, a quem aporta muito, e é a prova de que a competência não tem idade.»
Mas além do jogador, Peseiro valoriza também o homem. «É um verdadeiro líder, respeitado por todos os colegas e treinadores», finaliza.
O experiente médio está, pois, pronto para reentrar nas opções de Carvalhal, provavelmente já no desafio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao 1º Dezembro, agendado para o dia 19. Está de volta o pequeno-grande jogador…