Saída de Lucas Veríssimo só em definitivo

Benfica Saída de Lucas Veríssimo só em definitivo

NACIONAL29.06.202322:00

Decisão central. Lucas Veríssimo, 27 anos — fará 28 daqui por uma semana — é um dos defesas-centrais que a SAD encarnada pretende negociar neste defeso. Mas não a qualquer preço. Saída por empréstimo, por exemplo, é cenário que está fora dos planos dos responsáveis encarnados. Pelo que a negociação terá de passar por saída a nível definitivo e que permita à SAD da Luz recuperar o investimento no brasileiro, abrindo a porta a negociações na casa dos €10 milhões. Empréstimo, quando muito apenas com cláusula de compra obrigatória.

O elevado número de jogadores para o eixo central da defesa e a ambição natural de Lucas Veríssimo pretender jogar com regularidade, levam o emblema encarnado a aceitar perder alguém que chegou a internacional brasileiro após ser contratado pelo Benfica, condição interrompida com a lesão grave que enfrentou em 2021 e que o central pretende retomar no futuro.

Nos últimos dias surgiram no Brasil notícias dando conta do interesse de diversos emblemas, desde Flamengo a Corinthians e passando pelo Santos, de onde se mudou para a Luz, mas os valores exigidos pelo Benfica apresentam-se como entrave para os vários pretendentes. E por outro lado, o próprio Lucas Veríssimo veria com bons olhos a permanência no futebol europeu.

De titularíssimo ao lado de Otamendi e Vertonghen, no final da temporada 2020/2021 e início da época seguinte, desde que voltou de lesão, já com Roger Schmidt no comando, Veríssimo passou para quarta opção, atrás de Otamendi, António Silva e Morato. E a próxima época arranca com os regressos de João Victor e Tomás Araújo. As hipóteses de Roger Schmidt mudar de dupla de centrais são remotas. Desde logo face à renovação de Otamendi e mesmo que António Silva até seja um dos nomes potencialmente apontados ao mercado, Morato ainda estará à frente na linha de sucessão.

Há a incógnita latente de como estará o central após uma paragem muito prolongada — pouco mais de 100 minutos na última época — dúvidas que apenas se apagarão com minutos de competição. Minutos que, tudo indica, chegarão longe da Luz.