Rui Borges: «Vitória? Amanhã falamos mais um bocadinho»
Rui Borges, treinador do Moreirense. Foto: Estela Silva/Lusa

Rui Borges: «Vitória? Amanhã falamos mais um bocadinho»

NACIONAL17.05.202414:16

O treinador do Moreirense tem sido apontado ao Vitória de Guimarães

Último jogo do Moreirense na época 2023/24 e Rui Borges não quis deixar de agradecer os jogadores, que fizeram dele «um melhor treinador». As palavras estenderam-se a toda a estrutura que compõe o emblema de Moreira de Cónegos, que terminará o campeonato no sexto lugar.

«Fizeram-me evoluir e fizeram-me melhor treinador. Espero que tenha conseguido ajudar todos. Gosto de ter boa relação com todos, às vezes uns ficam mais aziados quando não jogam, mas há sempre um respeito devido ao discurso direto, simples, honesto. A equipa deu a resposta em campo e de alguma forma ajudei-os a crescer, do ponto de vista técnico e tático, mas também a nível pessoal. Há o trabalho de toda a gente, enalteço também o do Marco Couto, o nosso diretor desportivo, com quem tivemos uma ligação muito boa. Tenho de enaltecer toda a gente da estrutura, posto médico, roupeiros e comunicação. Esta ligação diária entre todos é muito importante para a equipa. Estou feliz com a forma como todo o grupo criou uma ligação muito própria. É realmente um grande grupo, nunca nos vamos encontrar todos outra vez, mas jamais os esquecerei. Os resultados traduzem a ligação que criamos todos os dias. Por isso é que digo que eles me fizeram melhor treinador», disse, esta sexta-feira, o treinador do Moreirense, que lançava o encontro com o Estoril-Praia, agendado para as 18 horas de sábado.

«Vai ser um bom jogo, sem pressão, porque são duas equipas que gostam de ter bola e tem ideias próprias. Cada equipa tem consciência do seu valor, não será um jogo totalmente aberto, mas será um jogo positivo pela falta de pressão de objetivos como a manutenção. Espero que o estádio esteja composto».

Com o afastamento de Álvaro Pacheco, o nome de Rui Borges tem sido associado ao D. Afonso Henriques, uma informação que apenas terá mais avanços após a receção ao Estoril.

«Vai ser o último jogo da época, é isso o que posso dizer. Estou a precisar de férias porque no ano passado não tive. Estou ansioso pelas férias para relaxar um pouco porque os cabelos brancos têm crescido... Estou feliz pela oportunidade que o Moreirense me deu de chegar à Liga. Espero despedir-me da época com mais uma vitória. Não me compete estar a falar da situação do Vitória. Amanhã falamos mais um bocadinho...»

Basta um empate para que Rui Borges faça história no Moreirense, ao ultrapassar o recorde de pontos (52) conseguidos numa época na Liga. A melhor marca pertence ainda a Ivo Vieira em 2018/19. Curiosamente, o treinador madeirense rumou, na época seguinte, a Guimarães.

«Queremos bater esse recorde. Igualámos. Não estamos satisfeitos. Foi mais difícil nesta semana manter o foco a 100%.»

Rui Borges referiu ainda que a eliminação prematura na Taça da Portugal «não foi uma mancha» no currículo, mas sim um «dissabor».

«Contra o Farense, na Taça da Liga, fizemos um grande jogo e também fomos eliminados à primeira. Em Paredes, foi um amargo de boca, mas não beliscou a época. Não sei se esta será a melhor temporada, mas é uma grande época. Fomos competentes porque fizemos todos o mesmo caminho, com respeito».