PSG-Angers: portugueses festejam o tetracampeonato

Afonso Santos • 15:03 - 05.04.2025/ Atualizado: 17:56 - 05.04.2025

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos podem hoje conquistar a Ligue 1

O golo de Desiré Doué:

A crónica do encontro:

Fica por aqui o nosso acompanhamento ao minuto deste jogo. Daqui a pouco publicaremos a crónica e reações à conquista do PSG.

Final do jogo: PSG 1-0 Angers 

O PSG é tetracampeão francês! Num jogo desinspirado, um golo de Desiré Doué (55’) bastou para vencer, quando apenas o empate chegava para se consumar o título.

É a 13.ª coroa de campeão que o clube conquista, o quarto de forma consecutiva. No que toca aos portugueses, Nuno Mendes fez parte de todas estas quatro conquistas. Para Vitinha é o terceiro título de campeão, para Gonçalo Ramos o segundo e para João Neves o primeiro.   

90+5'

Está feito! O árbitro apita para o final do jogo

90'

O quarto árbitro mostra 4 minuto(s) de descontos

90'

O jogo é reiniciado.

89'
Substituição

Warren Zaire-Emery sai do campo e é substituído por Senny Mayulu.

81'
Substituição

Esteban Lepaul sai do campo e é substituído por Ibrahima Niane.

80'
Substituição

Yassin Belkhdim sai do campo e é substituído por Zinedine Ferhat.

79'

O Angers volta a pedir penálti. Marquinhos tocou no ombro de Lepaul quando este se desmarcava e ambos caíram co chão, com o árbitro novamente a mandar jogar.

71'
Substituição

Jacques Ekomie sai do campo e é substituído por Ahmadou Bamba Dieng.

71'
Substituição

Jean Aholou sai do campo e é substituído por Zinedine Ould Khaled.

O golo de Desiré Doué:

67'
Substituição

Desire Doue sai do campo e é substituído por João Neves.

67'

O PSG está agora ainda mais relaxado em campo e o Angers prefere não sofrer mais golos do que arriscar na procura do empate.

Continuam dois portugueses em campo, com Nuno Mendes a render o errático Pacho e Ramos a ceder o lugar a Dembélé. Não foi o melhor jogo do avançado, que esteve sempre bem marcado e não conseguiu causar impacto na partida.

63'
Substituição

William Pacho sai do campo e é substituído por Nuno Mendes.

63'
Substituição

Gonçalo Ramos sai do campo e é substituído por Ousmane Dembélé.

63'
Substituição

Fabián Ruiz sai do campo e é substituído por Bradley Barcola.

Que época de estreia para Doué no PSG: o ex-jogador do Rennes chega aos 11 golos na época e marca pelo terceiro jogo seguido. E hoje conseguiu quebrar a grande barreira defensiva montada pelo Angers.

55'
Golo

G O O O O O L O - Erro enorme de Abdoulaye Bamba permite a Kvaratskhelia fazer um cruzamento perfeito para Doué finalizar com muita qualidade!

51'

Golo anulado ao Angers por fora de jogo. Lepaul fugiu a Willian Pacho, mas estava claramente em posição irregular. Ainda assim, é dado mais um aviso à defesa parisiense.

50'

João Neves, Nuno Mendes,Bradley Barcola e Ousmane Dembélé saltam para os exercícios de aquecimento.

48'

Boa jogada do PSG, desperdiçada pelas indecisões de Zaire-Emery e de Fabián Ruiz no momento do remate. Ambos decidiram passar e a bola acabou em Kvaratskhelia, que atirou muito ao lado da baliza.

Luis Enrique não faz mexidas ao intervalo e continua a confiar na mesma equipa que, na 1.ª parte, fez apenas um remate enquadrado.

46'
Substituição

Farid El Melali sai do campo e é substituído por Jim Allevinah.

46'

Início da segunda parte.

Gonçalo Ramos já fez cinco remates, mas teima em não acertar com a baliza, estando muito bem marcado pelos três centrais do Angers - Jacques Ekomié, Jordan Lefort, Abdoulaye Bamba, Florent Hanin, este último que em Portugal passou por Leixões, SC Braga B, Moreirense, Belenenses e Vitória de Guimarães.

Intervalo: PSG 0-0 Angers 

O PSG tem 35 golos marcados no campeonato em 2025 – mais do que qualquer equipa nas cinco principais ligas europeias. Mas tal nem parece verdade para quem viu esta 1.ª parte: a equipa só fez um remate enquadrado, frente a um Angers que vem de quatro derrotas seguidas. Por outras palavras, o PSG não soube aproveitar os 84% de posse de bola que teve.  

45+2'

O árbitro apita para o intervalo

45'

O quarto árbitro mostra 1 minuto de descontos.

45'

O jogo é reiniciado.

44'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

42'
Amarelo

Cartão amarelo para Esteban Lepaul, após acertar na cara de Marquinhos numa disputa de bola.

A inspiração tem fugido ao PSG esta tarde, mas Luis Enrique ainda não coloca nenhum suplente a aquecer - Ousmane Dembélé e Bradley Barcola seriam as principais armas a serem lançadas.

40'

Gonçalo Ramos volta a cabecear por cima da baliza, desta vez após um cruzamento de Fabián Ruiz. O português está a ser muito bem marcado pelos adversários e mesmo assim, estas são as maiores aproximações que o PSG já fez à baliza adversária.

36'

Kvaratskhelia com um cruzamento perigoso para a pequena área, com Ramos novamente a responder de cabeça, mas novamente a atirar por cima da baliza de Yahia Fofana.

34'

O jogo está parado porque um jogador está deitado no chão

32'

Que falhanço de Gonçalo Ramos! O cruzamento para o português foi perfeito, mas apesar de estar isolado na área, o avançado atirou por cima da baliza.

30'

Wilian Pacho já foi driblado por adversários em três situações potencialmente comprometedoras. O PSG só não sofreu devido à atenção de Marquinhos e de Lucas Hernández, e também graças a outros erros do Angers.

a Ligue 1 destaca Vitinha nas redes sociais: «O construtor parisiense.»

22'

Vive-se um clima de ansiedade. Aapesar de precisar apenas do empate para ser campeão, o PSG ainda não fez remates enquadrados. Se calhar, a equipa já estará a pensar no jogo com o Aston Villa, daqui a quatro dias, da 1.ª mão dos quartos de final da UEFA Champions League.

21'
Amarelo

Cartão amarelo para Jacques Ekomie.

Antes do jogo, os adeptos do PSG exibiram um tifo especial em memória de Diego de Vivo - o jovem jogador do Nápoles que faleceu recentemente.

15'
Amarelo

Cartão amarelo para Florent Hanin.

12'

Aflição para o PSG - Angers fica a pedir penálti!

Zaire-Emery perdeu a bola, aproveitou Lilian Raolisoa para lançar Lepaul no contra-ataque. O avançado ficou isolado, mas acabou por ser apanhado por Pacho, houve contacto entre os dois, com a vançado a ir ao chão, mas o árbitro decidiu não marcar penálti.

7'

Vitinha começa a espalhar magia - protagoniza uma boa jogada com Zaire-Emery e Doué, mas a defesa do Angers acaba por afastar o perigo. O médio português podia ter feito um passe simples para Lucas Hernández, mas preferiu progredir no terreno e criou uma jogada perigosa.

O PSG sai a jogar com três centrais (Lucas, Marquinhos e Pacho), Vitinha descai sobre a esquerda e Ramos desce no terreno, atuando quase como um falso nove. O Angers defende em 5x3x2. 

5'

Kvaratskhelia invade bem a área do Angers e tenta o cruzamento rasteiro, mas Yahia Fofana agarra a bola.

Refira-se que, caso o Angers surpreenda França e ganhe em casa do PSG, a equipa de Luis Enrique ainda se pode sagrar campeã este sábado se o Mónaco não ganhar ao Brest.

1'

PSG sai com a bola, a partida começou!

1'

O árbitro dá início à partida.

As equipas já estão alinhadas no túnel de acesso ao relvado no Parque dos Príncipes: está tudo a postos para o início do jogo!

Se o PSG for hoje campeão:

- Será o 13.º título para o clube, que reforça o estatuto de maior campeão da Ligue 1 – seguem-se Saint-Étienne (10 títulos) e Marselha (nove títulos). 

- Será o quarto campeonato consecutivo para a equipa, igualando o feito que a mesma já alcançou (entre 2013 e 2016), mas que nunca ultrapassou. O recorde de mais títulos seguidos é do Lyon, que ganhou sete entre 2002 e 2008. 

- Nuno Mendes também pode ganhar o quarto título consecutivo de campeão francês. Para Vitinha será o terceiro, para Gonçalo Ramos o segundo e para João Neves o primeiro.  

O PSG recorda hoje alguns dos grandes golos que a equipa já marcou ao Angers, o primeiro deles da autoria de Di María:

O PSG vem de uma vitória frente ao Dunkerke, do português Luís Castro, na Taça de França. Em entrevista recente a A BOLA, o técnico deixou muitos elogios à equipa parisiense.

Luís Castro: «Vamos defrontar o melhor PSG dos últimos 20 anos»

Luís Castro, treinador do Dunkerque, faz a antevisão do jogo frente aos parisienses para as meias-finais da Taça de França



Luís Castro, treinador do Dunkerque, faz a antevisão do jogo frente aos parisienses para as meias-finais da Taça de França
0 seconds of 5 minutes, 19 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
A BOLA DAS 6-FC Porto
02:33
00:00
05:19
05:19
 

Se hoje ganhar o campeonato, o PSG também pode aspirar a sagrar-se o primeiro campeão invicto de sempre na Ligue 1 – para tal, só terá de manter a invencibilidade nos seis jogos que restarão após esta 28.ª jornada. 

A equipa inicial do Angers: Yahia Fofana; Jacques Ekomié, Jordan Lefort, Abdoulaye Bamba, Florent Hanin; Jean-Eudes Aholou, Himad Abdelli, Yassin Belkhdim, Lilian Raolisoa, El Melali; Esteban Lepaul 

Luis Enrique alinha com dois portugueses de início, colocando o maestro Vitinha no meio-campo e Gonçalo Ramos a liderar a frente de ataque, no lugar de Ousmane Dembélé, que está no banco de suplentes, assim como João Neves e Nuno Mendes.

A equipa inicial do PSG: Gianluigi Donnarumma; Achraf Hakimi, Marquinhos, Wiliam Pacho, Lucas Hernández; Fabián Ruiz, Vitinha, Zaire-Emery, Khvicha Kvaratskhelia, Gonçalo Ramos, Desiré Doué.

Boa tarde! Vamos acompanhar aqui ao minuto o jogo que pode dar o título de campeão ao PSG, que hoje só precisa de empatar frente ao aflito Angers para conquistar o quarto campeonato francês consecutivo.