Rio Ave: Joca e Emmanuel Boateng devem falhar deslocação a Braga
Jogo com o Famalicão, realizado a 16 de setembro, foi o último em que Joca participou antes da lesão. Foto: Facebook Rio Ave

Rio Ave: Joca e Emmanuel Boateng devem falhar deslocação a Braga

NACIONAL03.10.202316:48

Médio português e extremo ganês continuam entregues ao departamento médico; Renato Pantalon, que vai cumprir um jogo de suspensão, também é baixa garantida

O Rio Ave regressou esta terça-feira ao trabalho para dar início à preparação do encontro diante do SC Braga, relativo à 7.ª jornada da Liga e que está agendado para as 18 horas do próximo sábado.

Na sessão matinal de hoje, Luís Freire esteve privado de Joca e Emmanuel Boateng. Tanto o médio português como o extremo ganês estão a contas com lesões musculares e, dessa forma, muito dificilmente deverão recuperar a tempo de poderem dar o seu contributo à equipa na difícil deslocação ao reduto dos bracarenses.

No caso concreto de Boateng, trata-se de uma baixa mais prolongada, uma vez que o africano já não compete há mais de um mês. O último jogo realizado pelo número 22 foi no passado dia 2 de setembro, diante do Casa Pia (1-1). Daí para cá, falhou os embates com Famalicão (1-1), Sporting (0-2) e Moreirense (0-4).

Problema central

Mas a estratégia pensada por Luís Freire para o encontro diante dos guerreiros do Minho não está apenas condicionada pelas ausências de Joca e Emmanuel Boateng. Afinal, o técnico rioavista também terá de encontrar uma solução para o centro da defesa, uma vez que Renato Pantalon viu o quinto cartão amarelo do campeonato na partida com o Moreirense e, dessa forma, vai cumprir um jogo de suspensão, pelo que falhará a viagem a Braga.

Pantalon vai falhar o primeiro jogo da temporada. Foto: Facebook Rio Ave

O defesa-central croata tem sido um dos indiscutíveis dos vila-condenses, uma vez que foi titular em todos as nove partidas oficiais já realizadas em 2023/2024 - sete para a Liga e duas para a Taça da Liga -, pelo que a sua indisponibilidade obrigará Luís Freire a encontrar uma alternativa.

Se tivermos em linha de conta que Aderllan Santos e Patrick William são aqueles que habitualmente complementam o trio de centrais, então o treinador do emblema de Vila do Conde tem três nomes como alternativas diretas para a posição: Josué, Miguel Nóbrega e Julien Lomboto.

Analisando pela lógica, Josué será, à partida, aquele que mais probabilidades tem de entrar no onze. Além de ser mais experiente (31 anos), é também o mais utilizado dos três: soma cinco jogos esta temporada, quatro na condição de titular (estatuto que ostentou nas primeiras 4 jornadas) e um na condição de suplente utilizado (na ronda seguinte).

Já Miguel Nóbrega (23 anos) e Julien Lomboto (21 anos) contabilizam apenas um encontro até ao momento e, em ambos os casos, como suplentes utilizados. Não significa, logicamente, que estes dados possam diminuir-lhes as hipóteses de serem chamados à titularidade. Tudo dependerá, naturalmente, da estratégia que Luís Freire opte por utilizar em Braga, transportando para as dinâmicas coletivas as caraterísticas individuais de cada um.

Bilhetes para Braga

Noutro âmbito, o Rio Ave colocou esta terça-feira à venda os bilhetes para o jogo na Pedreira. Os ingressos, exclusivos a sócios do clube, têm um custo unitário de 10 euros e destinam-se à bancada visitante - nascente superior.

Mesmo numa fase menos positiva da temporada, o emblema vila-condense acredita que que vai contar com uma falange de apoio significativa em Braga, na expectativa de que os ares do Minho ofereçam aos comandados de Luís Freire o caminho para o regresso aos bons resultados.

Rioavistas mobilizam-se para apoiar a equipa na deslocação ao terreno do SC Braga. Foto: Facebook Rio Ave