Rio Ave: fé inabalável em nova presença no Jamor
Vilacondenses determinados em repetir finais de 1984 e 2014 da Taça de Portugal
Apesar de vir de uma sequência negativa de três derrotas consecutivas no campeonato com Famalicão, Benfica e Casa Pia, reina o otimismo no Rio Ave de poder marcar presença em nova final da Taça de Portugal, uma proeza já alcançada por duas vezes: em 1984 e 2014. Na primeira, os rioavistas foram derrotados pelo FC Porto, por 4-1, com os tentos azuis e brancos a serem marcados por António Sousa (2), Fernando Gomes e Vermelhinho, com o golo de honra do Rio Ave a pertencer a N’Habola.
Mais recentemente, em 2014, desta feita frente ao Benfica, o emblema da caravela voltou a claudicar no jogo decisivo, perdendo pela margem mínima no Jamor, graças a um tento de Nico Gaitán.
O Rio Ave, agora sob o comando técnico de Petit, que enquanto jogador venceu o troféu em questão apenas por uma vez, ao serviço do Benfica e contra o FC Porto — 2-1 após prolongamento —, surge a possibilidade conseguir um grande título nacional, mas pela frente terá o atual líder e campeão em título, o Sporting. Numa eliminatória a duas mãos — a segunda será realizada no Estádio Capital do Móvel, tendo em conta que o estádio do Rio Ave foi assolado por uma intempérie e ficou sem condições para albergar jogos de futebol —, os vilacondenses veem uma soberana oportunidade para encurtar o natural favoritismo dos leões de Alvalade.
Em Vila do Conde há uma grande onda de esperança na obtenção de um bom resultado na primeira mão da meia-final, procurando deixar tudo em aberto para o jogo decisivo em Paços de Ferreira. Petit volta a contar com duas peças importantes para o duelo na casa dos leões, face aos regressos do ponta de lança Clayton — que já marcou esta temporada em Alvalade para o campeonato — e do médio Tiknaz, que cumpriram castigo no jogo com o Casa Pia, disputado em Rio Maior.
Salvo qualquer imponderável de última hora, o defesa-central Petrasso será a única baixa no Rio Ave, ele que continua a recuperar de uma lesão no departamento médico dos vilacondenses.