Reviravolta premeia crença algarvia ante os insulares (veja o resumo)

Liga Reviravolta premeia crença algarvia ante os insulares (veja o resumo)

NACIONAL18.02.202319:57

O Portimonense venceu o Marítimo na noite deste sábado por 2-1, em encontro da 21.ª jornada da Liga disputado no Portimão Estádio, com um golo de Bruno Xadas, aos 13’, a dar vantagem aos visitantes, e Maurício, aos 84’, a igualar para os anfitriões, antes de Wellinton Júnior, já no tempo de compensação, selar a reviravolta dos anfitriões (90+2), na reta final do jogo.

13 foi o minuto do azar para os algarvios, com o espanhol Pablo Moreno a desarmar um defesa dos algarvios em ‘zona proibida’ e servir Bryan Riascos, na esquerda, que centrou para Bruno Xadas emendar de forma oportuna, à boca da baliza, para o golo.

Com José Gomes suspenso (expulso diante do SC Braga) e fora do banco, a ver o jogo nas bancadas, os insulares estiveram confortáveis e, face à muita ansiedade que a formação orientada por Paulo Sérgio denotou – com o raciocínio a disso se ressentir – e reduzido rasgo e intensidade, foram deixando correr o marfim de forma segura, espreitando aqui e ali a transição rápida para voltar a fazer mossa.

Filipe Relvas (22’) e Wellinton Júnior (71’), ambos em excelente posição, desperdiçaram as mais claras ocasiões de golo do Portimonense, enquanto Róchez, lançado do banco de suplentes por Paulo Sérgio – que colocou toda a ‘carne no assador’ cedo, ainda com quase meia hora por ser jogada – introduziu a bola por duas vezes na baliza defendida pelo georgiano Makaridze… mas em fora de jogos, bem assinalado pelo árbitro, Luís Godinho, em ambas as ocasiões.

Num jogo presenciado por 1572 espectadores, o Marítimo agarrava-se ao ‘tesouro’ dos três pontos, ante um Portimonense com empenho mas a claudicar no engenho, e que acabou por colher o prémio da resiliência e crença no remate quase ‘de raiva’ de Maurício – rasteiro, colocado e fortíssimo – que permitiu aos algarvios o 1-1, aos 84’, quando muitos porventura já não acreditariam.

E menos ainda acreditariam na reviravolta, consumada no tempo de compensação, num raide de Wellinton Júnior concluído da melhor forma, com o 2-1, aos 90+2, a fazer explodir de alegria os adeptos locais, após um jogo em que viram a sua equipa a perder durante 71 minutos (dos 13 aos 84).

Os algarvios somam agora 26 pontos e igualaram Vizela, Chaves e Boavista em pontos e no oitavo lugar da classificação, enquanto o Marítimo mantém-se no 17.º e penúltimo lugar da classificação, com os mesmos 13 pontos, abaixo da ‘linha d’água’.

Veja o vídeo com o resumo: