Reviravolta épica coloca Portugal na final do Euro Sub-17
Seleção nacional reverteu, na segunda parte, uma desvantagem de 0-2 e venceu a Sérvia por 3-2
Portugal está na final do Euro Sub-17. Na partida realizada este domingo, em Lárnaca, no Chipre, os comandados de João Santos precisaram de operar uma reviravolta épica para deixar a Sérvia pelo caminho.
Os sérvios começaram a criar perigo logo desde o primeiro minuto, quando, após um mau alívio defensivo, Vasilic, por pouco, não abriu o marcador depois de ter ficado sozinho na cara do guarda-redes Diogo Ferreira. Portugal não se deixou abalar com o susto e respondeu pouco depois com um remate de meia distância de Quenda que embateu na barra da baliza sérvia. Ao minuto 18, Cardoso Varela também teve nos pés uma excelente oportunidade para abrir o marcador, mas, sozinho com o guarda-redes Jovanovic, o avançado do FC Porto atirou ao lado.
A Sérvia agradeceu as falhas e, aos 22 minutos, Portugal foi castigado pela falta de eficácia. Makevic combinou com Cvetkovic dentro da área lusa e, com um remate em arco, o ponta de lança do Cukaricki bateu Diogo Ferreira.
Sem que Portugal conseguisse criar perigo, os sérvios aproveitaram para dilatar a vantagem. Cvetkovic voltou a estar em destaque no lance ao descobrir Rankovic na área de Portugal. O jovem do Estrela Vermelha rematou, Diogo Ferreira defendeu, mas a bola bateu nas costas de Eduardo Felicíssimo (a.g. 37') acabando, caprichosamente, por ir parar ao fundo das redes portuguesas.
Antes mesmo de ir para o intervalo, a seleção nacional poderia estar com uma desvantagem ainda maior, mas o remate de Vasilic, aos 43 minutos, bateu no poste. Os sérvios levaram para o intervalo uma vantagem de 2-0.
Na segunda parte, os comandados de João Santos não deitaram a toalha ao chão e entraram empenhados em, pelo menos, procurar o empate. O caminho para tal começou a ser aberto aos 60 minutos, quando num livre batido por Quenda para a área sérvia, o recém-entrado Damjanovic marcou na própria baliza, depois de a bola lhe ter batido nas costas. Seguiram-se algumas oportunidades para Portugal, mas os jogadores lusos estavam com a pontaria pouco afinada.
A vitória sérvia já parecia quase certa até que, ao minuto 89, Rodrigo Mora estragou a festa adversária e empatou a partida. Eduardo Fernandes descobriu o jogador do FC Porto na área e, com um toque subtil com o pé esquerdo, este restabelceu a igualdade.
Portugal não quis esperar pelas grandes penalidades e, aos 90+5', João Trovisco mergulhou e cabeceou para o fundo das redes sérvias, tornando-se o herói da partida. A seleção nacional vai agora esperar pelo final do jogo entre DInamarca e Itália para conhecer o seu adversário na final.