Liga 3 Quem vai suceder ao UD Leiria como campeão nacional? Consulte a primeira jornada!
Foi sorteado, na tarde desta sexta-feira, na Cidade do Futebol, o calendário da próxima edição da Liga 3.
A mais jovem competição nacional, que vai para a sua terceira edição - Torreense (2021/2022) e UD Leiria (2022/2023) foram os campeões nacionais nas duas edições anteriores -, será disputada por 20 clubes (10 na Série A e 10 na Série B) e vai contemplar duas fases.
Na primeira fase, as 10 equipas de cada uma das séries jogam entre si a duas voltas, sendo que os quatro primeiros classificados de cada uma das séries seguirão para a fase de apuramento de campeão. Os restantes seis clubes de cada série irão disputar a fase de manutenção e descida.
Relativamente à fase de apuramento de campeão, os dois primeiros classificados desse (novo) grupo de oito contendores - também disputado a duas voltas - sobem, automaticamente, à Liga 2, sendo que o terceiro classificado irá disputar um 'play-off' com o 16.º classificado da Liga 2. Os restantes clubes asseguram a permanência na Liga 3.
Já no que concerne à fase de manutenção e descida, a mesma será disputada por 12 clubes, que serão divididos em duas séries de seis clubes cada. Em cada uma das séries as equipas jogam entre si também a duas voltas. No início desta fase, os clubes já levarão pontos de bonificação que serão atribuídos mediante o seu desempenho na primeira fase: 5.º classificado (6 pontos); 6.º (5 pontos); 7.º (4 pontos); 8.º (3 pontos); 9.º (2 pontos); 10.º (1 ponto).
No final desta fase de manutenção e descida, os dois piores classificados descerão ao Campeonato de Portugal, ao passo que os restantes oito clubes garantirão a permanência na Liga 3.
Sorteio da 1.ª jornada (Série A):
Canelas - Anadia
Trofense - Sanjoanense
Lusitânia de Lourosa - Felgueiras
Varzim - SC Braga B
Fafe - Vianense
Sorteio da 1.ª jornada (Série B):
Pêro Pinheiro - Covilhã
Caldas - Atlético
Académica - 1.º Dezembro
Oliveira do Hospital - Alverca
Sporting B - Amora
A primeira ronda desta Liga 3, inicialmente agendada para o primeiro fim de semana de agosto, foi, entretanto, remarcada para os dias 8 e 9 do próximo mês. A razão deste adiamento prende-se com a realização das Jornadas Mundiais da Juventude, que irão decorrer em Lisboa, de 2 a 6 de agosto.