PSP antevê final da Taça «com sucesso e segurança»
Forças policiais crentes de que o evento decorrerá sem problemas de maior; anunciam dispositivo de segurança adequado e abertura dos parques de estacionamento com antecedência, para facilitar a presença de público
A dois dias da realização da final da Taça de Portugal, a primeira antevisão foi protagonizada por uma equipa silenciosa, mas cuja importância será elementar para a normal realização do embate entre FC Porto e Sporting: a PSP anunciou a sua tática para a partida e espera ser bem-sucedida na sua missão, este domingo, no Jamor. Em representação das forças policiais, Carla Duarte, subintendente e comandante da Divisão Policial de Oeiras, explicou que todos os meios serão disponibilizados para que tal aconteça.
«Posso dizer que a Polícia de Segurança Pública tem para este evento, como é normal neste tipo de espetáculo, todas as valências que são normais empenhar. Temos as patrulhas, a vertente do trânsito, as forças de intervenção rápida, o corpo de intervenção, equipa de ativação de explosivos, equipa de investigação criminal…todas as valências estarão aqui, preparadas, para que este evento, mais uma final da Taça de Portugal, decorra com sucesso e segurança», assegurou, em conferência realizada ao início da tarde no relvado do Jamor.
A alta patente policial mostrou-se convicta de que será possível evitar quaisquer confrontos entre claques de parte a parte. «Referi todas as valências que a PSP tem e irá ter no domingo para receber todos os adeptos, a PSP tem a sua equipa de recolha de informações e faz nas equipas a monitorização dos adeptos. Temos cá todo o dispositivo que é necessário para receber os adeptos de ambos os clubes, das equipas e dos grupos organizados de adeptos, e estamos preparados para ter esse dispositivo pronto para receber todo o público», reiterou.
A PSP garantiu ter planificada a plena acomodação de adeptos dos dois clubes, sem receio de confrontos, para que os tradicionais convívios e churrascos tenham lugar na mata do Jamor e nas proximidades do Estádio Nacional. «A PSP compreende que os adeptos queiram deslocar-se com antecedência, para preparar já este ambiente festivo. Decidimos antecipar a abertura dos parques, que são parques de estacionamento - apesar de a festa se fazer aqui, é nos parques de estacionamento que se faz a festa», lembrou.
«Por isso, decidimos antecipar a abertura dos mesmos para as 5.30 de domingo. Os adeptos podem vir a partir das 5 horas», anunciou Carla Duarte, que se mostrou apostada em evitar entradas tardias no recinto, tomando como exemplo a final da Taça de Portugal feminina que, com uma assistência superior a 18 mil pessoas, serviu como importante teste ao dispositivo de segurança e organização deste clássico.
«Relativamente às (ndr: possíveis) entradas tardias, como já aconselhámos e os clubes também, os adeptos devem vir com a devida antecedência e queremos acreditar que entrem, e que conseguiremos certamente que assistam ao jogo tranquilamente no seu lugar. Adeptos sem bilhete não se devem deslocar ao Jamor», concluiu, otimista quanto à organização de todo o dispositivo.