PSG vence em Auxerre: a um ponto de renovar o título (veja os golos)

França PSG vence em Auxerre: a um ponto de renovar o título (veja os golos)

INTERNACIONAL21.05.202322:41

O Paris Saint-Germain garantiu na noite deste domingo que, no pior dos cenários – perder os dois jogos que lhe faltam e ainda ser igualado no topo da classificação da Ligue 1 pelo Lens (que terá de vencer, por seu turno, os dois encontros que lhe resta) -, o campeão francês da presente temporada será encontrado pelo saldo de golos, primeiro critério de golos no cenário de duas equipas em igualdade pontual, ao ir ao Estádio Abbé-Deschamps vencer o Auxerre por 2-1, embate da 36.ª jornada da competição, e cuja vitória recoloca os parisienses, campeões em título e líderes da tabela, com seis pontos de vantagem sobre o seu mais direto perseguidor na tabela classificativa e única equipa ainda a poder obstar à renovação do cetro conquistado em 2021/22.

O PSG soma 84 pontos e está pertíssimo de desempatar com Marselha e St. Etiènne como o mais ganhador de sempre na história do campeonato francês – os três clubes somam dez títulos, cada um deles – e chegar ao 11.º título, que será o segundo de rajada e o nono nas últimas 11 temporadas (desde 2012/13): só o Mónaco ‘de’ Leonardo Jardim, em 2016/17, e o Lille, em 2020/21, interromperam esta hemegonia da equipa da capital.

O Lens, segundo classificado, soma 78 pontos e, também com dois jogos por cumprir, apenas poderá igualar em pontos o PSG.

Na possibilidade de os parisienses perderem os dois últimos encontros e o Lens vencer os seus últimos duelos, poderão chegar ao final da 38.ª e última jornada em igualdade pontual, o que atiraria a decisão para o saldo de golos de cada uma das equipas para desempatar.

E para já, o Lens tem 62 golos marcados e 28 sofridos, um saldo positivo de 34 golos… enquanto o PSG leva 86 golos marcados e 36 encaixados, com um registo positivo de 50 golos a favor, ou seja, mais 16 golos do que o rival direto, o Lens, nesta altura, que, como se percebe, teria de golear nos próximos dois encontros por números desusuais para ainda poder sonhar. Mas, matematicamente, se está quase, não está ainda selada, de facto, a conquista do PSG, por muito que, para muitos, seja já mero ‘pró-forma’.

Em Auxerre, uma entrada em campo de sonho de Kylian Mbappé, com dois golos logo a abrir (8’ e 10’) – e qual deles o mais sensacional e espetacular – deu vantaem de 0-2 à formação comandada por Christophe Galtier, que apresentou Danilo Pereira a titular, lançou Vitinha do banco de suplentes a render Etikité aos 54’, enquanto Renato Sanches entrou aos 79' (para o lugar de Fábian Ruiz) e o jovem defesa (17 anos) igualmente luso Nhaga Sarif ficou os 90’ sentados no banco (Nuno Mendes ficou de fora, a recuperar de lesão).

O melhor que o Auxerre, orientado por Christophe Pélissier, conseguiu, foi atenuar a desvantagem (1-2) já na segunda parte, graça a um golo do maliano Lassine Sinayoko aos 54’, assistido pelo avançado cabo-verdiano Nuno da Costa, de 32 anos.

Veja, nos ‘tweets’ em anexo, os três golos do encontro:

Tags: