Proença saúda municípios que isentam estádios de IMI

Liga Proença saúda municípios que isentam estádios de IMI

NACIONAL17.02.202312:38

Depois de a Liga Portugal se manifestar «preocupada» com a possibilidade de começar a ser cobrado Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aos recintos desportivos, soube-se que Lisboa e Porto isentam os estádios, medida saudada esta sexta-feira pelo Presidente Pedro Proença.

«Num momento de conjuntura económica difícil para as empresas, famílias e organizações associativas, este é o momento de elogiar os municípios que sabem interpretar estas dificuldades.

A Liga, que avaliou esta situação em sede de Reunião de Direção, congratula-se com a leitura legal e política feita pelas autarquias que já revelaram não cobrar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos estádios sediados nos seus municípios. Porto e Lisboa devem ser exemplos a seguir, por permitirem aos clubes respirar de forma financeiramente mais saudável ao invés de agravarem ainda mais uma carga fiscal já de si muito elevada», escreveu.

Estádios da Luz (Benfica) José Alvalade (Sporting), Pina Manique (Casa Pia) e Restelo (Belenenses) estão isentos de IMI, tal como os recintos de FC Porto e Boavista. A justificação deve-se ao facto de os estádios serem «propriedade de pessoas coletivas de utilidade pública».