Benfica: problema olímpico

Benfica: problema olímpico

NACIONAL04.06.202420:15

Otamendi quer ir a Paris, tal como Trubin; ambos participam antes na Copa América e Euro 2024; dilema nas águias: aceitar perder dois elementos fundamentais no arranque da época ou não autorizar e ir contra desejo manifestado pelos jogadores

É um problema olímpico para o Benfica: aceitar a presença de Nicolás Otamendi e Anatoliy Trubin nos Jogos Olímpicos de Paris, cujo torneio se realiza entre 24 de julho e 10 de agosto, o que fará ambos perderem a pré-época e o arranque do campeonato, ou não autorizar as respetivas convocatórias, indo contra o desejo de ambos os jogadores.

As águias ainda não se pronunciaram, o que não significa ausência de discussão interna. Os prós e contras estão a ser discutidos, sendo que os pontos negativos parecem ter uma carga maior neste momento no que respeita ao desgaste e respetivas implicações no desempenho individual ao longo da próxima época.

Porque quer o argentino quer o ucraniano já terão uma carga adicional neste verão: Otamendi vai participar na Copa América, de 20 de junho a 14 de julho, e Trubin estará no Euro 2024, de 14 de junho a 14 de julho. No caso dos sul-americanos, o panorama é bem recheado: o selecionador, Javier Mascherano, vai começar o estágio a 10 ou 11 de julho, podendo dar-se o caso de Otamendi sair de uma competição diretamente para outra apenas com uns dias de descanso de permeio.

De acordo com a imprensa argentina o central deverá mesmo participar para cumprir o sonho de vencer a única prova que não teve oportunidade de ganhar, ao contrário dos colegas da sua geração, uma vez que não esteve presente em Pequim 2008 (ouro para a albiceleste, único golo da final frente à Nigéria apontado por Di María).

O capitão do Benfica (um dos três futebolistas com mais de 23 anos permitidos pelo regulamento) terá mais sorte que Garnacho ou Enzo Fernández, já que ambos foram informados de que os respetivos clubes, Manchester United e Chelsea, não autorizam a sua participação nas Olimpíadas, visto que não é uma data FIFA, logo, depende da boa vontade dos clubes em ceder os seus jogadores. A decisão terá de ser tomada até dia 18.

Carreras em equação

Álvaro Carreras, lateral-esquerdo do Benfica e internacional sub-21 espanhol (Foto: Miguel Nunes)

Também Álvaro Carreras pode entrar nesta equação. O lateral-esquerdo tem sido chamado aos sub-21 de Espanha e são fortes as hipóteses de ser chamado para França.

O IMPACTO NO MERCADO

Uma eventual ausência de Trubin na pré-época devido à participação no Torneio Olímpico, cuja final bate na primeira jornada da Liga 2024/2025 (10 e 11 de agosto), pode impactar a forma como as águias encaram o mercado dos guarda-redes. A SAD optou na época passada por não ter um n.º 2 de peso, mas isto pode mudar não só por causa dos Jogos de Paris, mas para permitir outro tipo de concorrência ao ucraniano.

Samuel Soares, até aqui o segundo na hierarquia, pode sair por empréstimo para ganhar experiência de jogo, o que implicará a subida de André Gomes em termos de estatuto. Já a possível ausência de Carreras apenas confirmará a urgência da contratação de um lateral-esquerdo.