Martínez relembra defesa na final do Mundial: «Sabia que Otamendi ia falhar»
Kolo Muani remata para defesa de Emiliano Martínez (IMAGO)
Foto: IMAGO

Martínez relembra defesa na final do Mundial: «Sabia que Otamendi ia falhar»

Guarda-redes falou sobre a forma como parou Kolo Muani mesmo no final dos 120 minutos, lance que teria tirado o Campeonato do Mundo à Argentina

A Argentina começou a vencer a final do Mundial 2022 por 2-0, deixou-se empatar em três minutos e, já com 3-3 no minuto 120, no prolongamento, Kolo Muani teve a oportunidade de selar a reviravolta, não fosse Emiliano Martínez, com uma extraordinária defesa, a impedir aquele que seria, certamente, o golo da vitória da França. O jogo foi a penáltis e, no final, a Argentina conquistou o Mundial 2022.

Em entrevista a Ben Foster, ele que também foi guarda-redes, Dibu Martínez explica que já se preparava para um possível remate. Isto porque, afirma, contava com o erro no alívio por parte do seu colega Nicolás Otamendi, defesa-central do Benfica «Eu sabia que Otamendi ia falhar, por isso estava preparado», começou por dizer.

Se o erro de um benfiquista o ajudou a estar atento, o acerto de outro permitiu-lhe estar corretamente posicionado. «Lembrei-me do golo de Di María na final da Copa América. Se saísse à bola, ele metia-a por cima. Tinha que esperar», confessou.

E qual foi o raciocínio para aquela 'mancha' perfeita? «Trabalhei com guarda-redes alemães, ingleses e sul-americanos. Os alemães tendem a ficar com as mãos para cima e são mais 'robóticos', os ingleses esticam-se até onde podem e os sul-americanos tentam adivinhar. Pensei 'se adivinhar mal, perdemos a final, se for como os alemães, não chego a lado nenhum e se fizer como os ingleses, não tapo tudo o que quero.' Sabia onde estava, que estava a tapar o segundo poste. Sobrava o primeiro. Fiz força com a mão e a perna. Só podia rezar», explicou.

«Fiz 75 minutos muito confortáveis. Depois sofri três golos do nada. Dois penáltis e um em que podia ter colocado melhor a mão. Mas mantive-me sempre muito tranquilo», concluiu o guarda-redes do Aston Villa.