Presidentes de Sporting e FC Porto voltam a dar o exemplo na tribuna

Presidentes de Sporting e FC Porto voltam a dar o exemplo na tribuna

NACIONAL31.08.202410:30

Frederico Varandas e André Villas-Boas de novo lado a lado no clássico deste sábado. O papel de Pedro Proença na que se pretende que seja nova era na indústria futebolística lusa

Dia de clássico e promessa de noite de emoções fortes. O primeiro duelo entre grandes do nosso futebol nesta edição 2024/2025 da Liga, com o Sporting-FC Porto desta noite, gvai voltar a juntar Frederico Varandas e André Villas-Boas, desta feita na tribuna presidencial de Alvalade.

O que não é propriamente uma novidade — já o viramos na final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional, e também na Supertaça, em Aveiro —, mas que, ainda assim, é contexto que importa relevar, pelo exemplo que se pretende que continue a ser dado, em nome daquela que se espera que seja uma nova era no futebol português ao nível do relacionamento entre os presidentes dos principais clubes do futebol cá do burgo, com menos quezílias e maior alinhamento na resolução dos problemas do futebol profissional.

Com o fim da era Pinto da Costa, o corte de relações institucionais entre os dois emblemas ficoupara trás das costas e estas foram reatadas, mas não sem recurso a.... arbitragem. No caso, por parte do presidente da Liga Portugal, Pedro Proença.

A partir da eleição de André Villas Boas para a presidência do FC Porto, Proença fez trabalho de sensibilização junto dos presidentes de Sporting, FC Porto, Benfica e SC Braga para ser virada a página nas rivalidades tantas vezes exacerbadas e que tão maus exemplos foram dando aos adeptos por cá e aos concorrentes da nossa indústria lá fora, por forma a ter início uma nova era no futebol profissional e enfrentar de frente todos os desafios que se colocam e que exigem concertação entre os quatro grandes, sem outra opção que não a de sentarem-se à mesma mesa.

Após várias reuniões individuais, Rui Costa, Frederico Varandas, André Villas-Boas e António Salvador almoçaram juntos em Julho último, num encontro promovido por Proença nas instalações da Liga, em Lisboa.

Então, alinharam-se estratégias conjuntas sobre temas relevantes para o futuro da indústria do futebol e ficou desde logo agendado novo encontro para outubro, já com a presença de mais clubes.

Mais recentemente, na gala Liga Portugal Awards, os presidentes dos grandes, sobretudo Varadas e Villas-Boas, sentaram-se lado a lado na cerimónia e também à mesa do jantar que foi promovido por Proença, num sinal aparente de união, não nos relvados, mas em tudo o que interessa ao futebol fora destes. Exemplo que continuará a ser dado no clássico desta noite.