Espanha Presidente da Federação pede que «se ignore o comportamento do presidente da Liga» (vídeo)
O presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, expressou-se numa conferência de imprensa sobre a polémica a envolver o jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior, após ter sido alvo de insultos racistas no jogo contra o Valência (ver notícia relacionada). «Temos um problema de comportamento, educação e racismo no nosso país e o primeiro passo é reconhecê-lo», começou por declarar o dirigente espanhol.
«Enquanto houver pelo menos um indesejável que profira insultos relacionados com sexualidade, cor de pele ou crença, temos um grave problema que mancha toda uma equipa, adeptos, clube ou nação. Somos um país muito acolhedor, que recebe milhões de habitantes a cada ano, no futebol inclusivamente. O Vinícius e qualquer outro futebolista, masculino ou feminino, que sofra um insulto, neste caso por racismo, tem o apoio da RFEF», revelou Rubiales, relembrando que Vinícius «tem seguramente mais razão do que se crê».
O dirigente atacou ainda Javier Tebas, o presidente da La Liga, que se mostrou pouco recetivo e até atacou o jogador brasileiro na rede social Twitter (ver notícia relacionada). «Quero pedir que se ignore, por favor, o comportamento irresponsável do presidente da LFP [Liga de Futebol Profissional], que entrou nas redes sociais com uma quezília com um jogador, que recebeu insultos racistas graves apenas umas horas antes. Os dirigentes não existem para discutir nas redes sociais, mas sim para solucionar os problemas», concluiu o presidente da federação.