Premier League: Arsenal voou à-vontade por Crystal Palace

INTERNACIONAL21.12.202419:28

Goleada em casa do rival citadino deixa a equipa de Mikel Arteta no 3.º lugar, a pressionar Chelsea e Liverpool

O Arsenal colocou um travão à sequência invicta que o Crystal Palace construíra nas últimas cinco jornadas do campeonato e venceu, pela segunda vez em três dias, o seu vizinho londrino. Depois do jogo para a Taça da Liga inglesa (3-2), desta vez o resultado foi 5-1, na 17.ª ronda da Premier League.

E quem adorou enfrentar os eagles por duas vezes em três dias foi Gabriel Jesus: depois do hat trick na quarta-feira, o brasileiro voltou a fazer o gosto ao pé, logo aos 6’.

O início de jogo frenético continuou com um grande remate de Ismaila Sarr (11’), que empatou momentaneamente a partida.

Gabriel Jesus (14’) chegou depois ao quinto golo nos últimos três dias com um tiro cirúrgico e colocadíssimo. Este foi ainda o 24.º golo que o Arsenal marcou na sequência de um canto nas últimas duas épocas, mais do que qualquer equipa das seis principais ligas europeias (Bayer Leverkusen e Borussia Monchengladbach, ambas com 18, são as que mais se aproximam).

No entanto, nem tudo correu bem ao Arsenal, já que Bukayo Saka saiu de campo lesionado aos 24’, aparentemente com uma lesão muscular; foi rendido por Leandro Trossard. Ainda assim, Jesus estava de pontaria afinada e só o poste lhe tirou o hat trick, mas na sequência desse remate, Kai Havertz (38’) encontrava-se no sítio certo à hora certa para encostar para o golo.

O Arsenal controlava o jogo e quando a defesa tremia, David Raya não a imitava e fez duas defesas vistosas (53’) a remates consecutivos de Mateta e de Sarr. Gabriel Martinelli (60’) resolveria a partida com um remate oportuno.

Com o ritmo a cair, Declan Rice começou a subir no terreno, recebeu um passe de Calafiori à entrada da área e fez quiçá o melhor golo do jogo (84’), com um remate em arco, que Dean Henderson ainda desviou ao de leve.

O Arsenal voltou às vitórias no campeonato depois de dois empates consecutivos e mantém-se à frente do Nottingham Forest, de Nuno Espírito Santo, no 3.º lugar. Está a um ponto do Chelsea e a três do Liverpool, que tem, de momento, dois jogos a menos. Já o Palace fica em 15.º lugar e ainda pode ser ultrapassado nesta jornada.