Portugal vai passar a ter três equipas na Liga dos Campeões
Diana Silva, do Sporting, e Anna Gasper, do Benfica, discutem a posse de bola em jogo pela Liga de futebol feminino. Foto: Imago.
Foto: IMAGO

Portugal vai passar a ter três equipas na Liga dos Campeões

Campeão nacional terá entrada direta na prova

Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões feminina, assegurando uma maior presença nacional na competição nas duas próximas edições, com o campeão a garantir acesso direto à fase principal do torneio.

«Já estava garantida a presença de três clubes portugueses na Champions em 2025/26 e, agora, a uma jornada do fim da fase de grupos desta temporada, o mesmo número de equipas está assegurado para a época seguinte», revelou uma fonte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) à Agência Lusa.

Este cenário resulta do facto de os países posicionados atrás de Portugal no ranking já não terem equipas com possibilidade de avançar para a fase a eliminar da competição, consolidando a vantagem portuguesa no coeficiente de representação.

Segundo a mesma fonte, o campeão nacional terá acesso direto à Liga dos Campeões pela primeira vez, enquanto os clubes que terminarem em segundo e terceiro lugares disputarão as pré-eliminatórias de apuramento.

Nesta temporada, tanto o Benfica, campeão em título, como o Sporting não conseguiram alcançar a fase principal da competição. As águias foram eliminadas na segunda ronda de qualificação pelas suecas do Hammarby, enquanto as leoas caíram frente ao Real Madrid.

Leoa escaldada de água fria não pode ter medo (crónica)

19 setembro 2024, 18:27

Leoa escaldada de água fria não pode ter medo (crónica)

Sporting saiu derrotado na receção do Real Madrid, na primeira mão da segunda ronda de qualificação da Liga dos Campeões feminina. O golo da vitória espanhola foi marcado aos 90'+6, deixando a equipa portuguesa em desvantagem para a segunda mão

A edição de 2025/26 será marcada por um novo formato, com a tradicional fase de grupos a dar lugar a uma fase de liga composta por 18 equipas, que disputarão seis jornadas, três em casa e três fora. Os quatro primeiros avançam automaticamente para os quartos de final, enquanto as equipas entre o 5.º e o 12.º lugares disputarão um playoff a duas mãos para determinar os restantes quatro lugares.