Porque é que estes adeptos levam escovas de dentes amarelas para o estádio?
Adeptos do Bodo/Glimt
Foto: IMAGO

Porque é que estes adeptos levam escovas de dentes amarelas para o estádio?

INTERNACIONAL06:30

FC Porto vai defrontar o Bodo/Glimt na Noruega e testemunhar uma das mais insólitas formas de apoio no futebol

Quando o FC Porto entrar em campo, no Estádio Aspmyra, frente ao Bodo/Glimt, esta quarta-feira, provavelmente verá que os adeptos desta equipa norueguesa se equipam a rigor com… escovas de dentes amarelas.

Nada contra a higiene oral, claro, mas esta é uma das formas mais insólitas de apoio no futebol. E tem uma explicação.

Foi a meio da década de 70, quando o Bodo/Glimt ainda estava na segunda divisão, que tudo começou. O clube estava a crescer, mas os adeptos ainda não conseguiam organizar-se nos cânticos de apoio. Arnulf Bendixen irritou-se com o ambiente apático e quis ser o maestro e organizar as bancadas, mas faltava-lhe a batuta.

Reza a lenda que alguém lhe passou uma escova de dentes e que uma marca de produtos dentífricos aproveitou para depois distribuir várias por todo o estádio. «Tornou-se um símbolo para nós, adeptos», desabafou à imprensa, anos depois, o próprio Bendixen.

A escova de dentes amarela foi ainda um objeto de simpatia do Bodo/Glimt, que durante muitos anos presenteava as equipas visitantes com uma.

Hoje em dia, além das que se veem no Estádio Aspmyra, há uma gama de escovas de dentes Bodo/Glimt, vendida por toda a Noruega. Spoiler alert: são todas amarelas.