Polónia resgata empate diante a Croácia e ajuda a adiar apuramento de Portugal

INTERNACIONAL15.10.202421:44

Polacos estiveram grande parte do jogo a perder, mas empataram a três golos já na segunda parte

A Polónia recebeu e empatou 3-3 com a Croácia, ajudando assim a adiar o apuramento de Portugal para os quartos de final da Liga das Nações, depois da Equipa das Quinas não ter conseguido melhor na visita à Escócia.

Os polacos, que entraram no relvado em Varsóvia sem Lewandowski no onze, transformaram a primeira oportunidade em golo. Logo aos cinco minutos, Zielinski recebeu de pé esquerdo já na grande área e atirou cruzado para o 1-0.

Não baixou os braços a Croácia que chegou ao empate aos 19 minutos. De cabeça em cabeça, Sosa não precisou de deixar a bola bater no relvado para atirar um foguete para o fundo da baliza de Bulka, numa execução técnica que só não levantou o estádio por ser em Varsóvia.

Os croatas ficaram moralizados e, pouco depois, deram a volta ao marcador. Desta vez, nota para o desenho ofensivo entre Baturina e Sucic, com este último a rematar cruzado para o 2-1.

A verdade é que foram precisos apenas dois minutos para a Croácia voltar a marcar e, curiosamente, os papéis inverteram-se. Sucic descobriu Baturina na cara do golo com o médio a não facilitar na hora de fazer o terceiro.

Ainda assim, os polacos não baixavam os braços e reentraram na luta pelo resultado antes do intervalo. Aos 38 minutos, Piatkowski entrou para o lugar de Dawidowicz e o golo surgiu pouco depois. Zalewski aproveitou uma falha da defesa croata e entrou na grande área com os olhos na baliza e no 3-2.

A segunda parte parecia estar destinada a coroar Bulka, que, apesar de estar a perder, negou três oportunidades de golo flagrantes da Croácia. Ainda assim, o guardião do Nice nada pode fazer com o remate em arco de pé esquerdo de Szymanski, aos 68 minutos. Lewandowski, que tinha sido lançado instantes antes, acabou por atrair a defesa adversária e ser fundamental na jogada.

O jogo parecia estar a virar e se já era mau o golo sofrido, pior foi ainda a expulsão de Livakovic, aos 76 minutos. Novamente Lewandowski no lance, a ser atingido pelo guarda-redes, na tentativa de afastar a bola para longe.

Com este resultado, a Croácia mantém o segundo lugar do grupo 1, na perseguição ao líder Portugal, enquanto a Polónia está na quarta posição, a duas jornadas do fim. Os croatas vão agora defrontar a Escócia, enquanto a Polónia vai ao Estádio do Dragão, no próximo dia 15 de novembro.