Polónia-Países Baixos: Weghorst só precisou de um toque para ser herói
Avançado marcou poucos segundos depois de entrar, num jogo em que os neerlandeses poderiam ter ganho de forma mais confortável
Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Os Países Baixos foram claramente superiores à Polónia, mas tiveram de suar muito para ganharem (2-1) na abertura do Grupo D do Euro 2024.
Numa 1.ª parte de cortar a respiração, os Países Baixos entraram com o pé no acelerador e queriam marcar cedo. Mas acabaram por sofrer primeiro.
Completamente contra a corrente do jogo, Buksa foi o substituto perfeito do lesionado Lewandowski ao responder da melhor maneira a um cruzamento perfeito de Zielinski.
Os neerlandeses nunca baixaram os braços. Gakpo esteve sempre a mexer-se, rematou para defesa apertada de Szczesny, atirou por cima da baliza à entrada da pequena área, criou muitas jogadas de perigo e pelo meio marcou, com a ajuda de um desvio precioso de Salamon.
A equipa de Ronald Koeman nunca descansou na busca de outro golo, mas acabou por aperfeiçoar a arte do desperdício.
Depay atirou por cima em posição frontal e fez outro remate que passou a centímetros ao poste, tal como Reijnders. Um tiro de Van Dijk colocou Szczesny de novo a brilhar e já na 2.ª parte, Xavi Simons coroou uma exibição desinspirada com um remate torto em posição privilegiada.
Depois de uma fase em que a Polónia esteve por cima, Koeman realizou substituições acertadas para atacar a vitória. Malen deu mais força na frente de ataque e Weghorst seria decisivo, marcando com o primeiro toque que deu na bola, após a segunda assistência do jogo de Nathan Aké. Para Weghorst, este foi o terceiro jogo consecutivo pela laranja mecânica a marcar na condição de suplente utilizado.
A Polónia ainda foi atrás do empate e quase o alcançou por duas vezes, mas Verbruggen foi monstruoso na baliza e segurou os três pontos neerlandeses.
Mesmo com muito desperdício, os Países Baixos conquistaram uma vitória importante, uma vez que vem aí um duelo com a França na próxima jornada do Grupo D. Já a Polónia batalhou muito, mas defendeu durante demasiado tempo e, por isso, perdeu até por um resultado lisonjeiro.
Artigo atualizado às 16.10 horas.