Pepe volta ao Emirates 17 anos e meio depois
A idade não passa por Pepe e a braçadeira de capitão está sempre no seu braço esquerdo. Porque estatuto é... estatuto. Foto: GRAFISLAB

Pepe volta ao Emirates 17 anos e meio depois

NACIONAL11.03.202407:30

Aos 41 anos, é uma viagem ao passado para o capitão portista; a 26 setembro de 2006 atuou pela última vez na mítica casa dos 'gunners', na fase de grupos da Liga dos Campeões

Farol de uma defesa que nos últimos cinco jogos sofreu apenas um golo — no empate a uma bola frente ao Gil VicentePepe volta ao Emirates Stadium mais de 17 anos depois de lá ter jogado a última vez com a camisola do FC Porto. Mais precisamente 17 anos, 5 meses e 15 dias.

Pepe num lance com Johan Djourou, antigo jogador do Arsenal, em 2006

O resultado não foi aquele que os dragões procuram terça-feira: com Jesualdo Ferreira ao leme, os azuis e brancos foram derrotados pelo Arsenal por 2-0, golos de Thierry Henry (38) e do bielorrusso Aleksandr Hleb (48). Nessa partida, disputada a 26 setembro de 2006 e referente à fase de grupos da edição 2006/2007 da Liga dos Campeões, Pepe fez dupla com Bruno Alves, mas não evitou aquele que tem sido o destino do FC Porto em jogos disputados em Inglaterra, onde nunca venceu.

Com Vítor Baía, atual administrador da SAD, no banco, os portistas alinharam com Helton, Bonsingwa, Pepe, Bruno Alves, Ricardo Costa, Marck Cech, Paulo Assunção, Lucho González, Anderson, Postiga e Quaresma. Raul Meireles, Lisandro López e Adriano foram lançados na segunda parte.

O resultado no Dragão foi mais simpático. Um empate sem golos, a 6 de dezembro de 2006, não comprometeu o trajeto da equipa na milionária competição. Ambos os conjuntos passaram para os oitavos com os mesmos pontos, 11, o Arsenal com melhor diferença de golos. Nos oitavos de final, os portistas foram eliminados pelo Chelsea,  perdendo por 2-1 na 1.ª mão disputada em Stamford Bridge, e não indo além de um empate a uma bola no Dragão. Sempre os ingleses a atravessarem-se no destino dos azuis e brancos!

Cada jogo tem a sua história e no mais recente embate o FC Porto roçou a perfeição. A estratégia de Sérgio Conceição foi tão eficaz que o Arsenal, com grande poder de fogo na Premier League, nem um remate enquadrado conseguiu fazer na 1.ª mão. Até por isso, a liderança de Pepe é importante, agora que parece ter ao seu lado um aliado com o qual comunica de olhos fechados, Otávio, 20 anos mais novo que o capitão do FC Porto.