Liga Pedro Proença destaca sucesso da campanha de regresso dos adeptos aos estádios
Concluída a 1.ª jornada da Liga, o organismo assinalou o sucesso do lema para a nova temporada, ‘O Futebol és Tu’, válido também para a Liga 2, sendo que os dados mostraram, por exemplo, que a taxa média de ocupação foi de 59,91 por cento, quase 10 por cento superior à média registada ao longo da época 2022-23. Também vários estádios tiveram lotação esgotada ou muito perto disso, casos de Boavista, SC Braga, Sporting, Moreirense, Nacional ou Oliveirense;
O presidente Pedro Proença congratulou-se pelos números positivos:
«O lema escolhido pela Liga Portugal para 2023-24 diz tudo. Porque não há Futebol sem Adeptos. Porque sem Adeptos o Futebol não faz, sequer, sentido. Porque os Adeptos são a verdadeira alma do Futebol.
O nosso foco principal tem, pois, de ser eles: os Adeptos! Foi para o Adepto e pelo Adepto que lançámos a campanha ‘O Futebol és Tu’, pensada com o único objetivo de promover o regresso do público e das Famílias aos estádios. Foi para o Adepto e pelo Adepto que reduzimos em 50 por cento o valor dos bilhetes da Allianz CUP. Foi para o Adepto e pelo Adepto que estabelecemos uma parceria com o Continente que ao longo da época disponibilizará 200 mil ingressos a preços mais acessíveis, a que acrescem vantagens em Cartão Continente. Foi para o Adepto e pelo Adepto que pensámos um conjunto de iniciativas que tornarão mais atrativa a experiência que vivenciam quando se deslocam a um estádio.
Hoje, concluídos os jogos da primeira jornada das duas competições profissionais, podemos dizer que os Adeptos – aqueles que realmente importam – responderam de forma claramente afirmativa ao desafio que lhes propusemos.
Na Liga Portugal Betclic, a ronda inaugural alcançou a terceira maior Taxa de Ocupação de que há registo – a maior de sempre na 1.ª jornada da competição sem que pelo que menos dois de entre FC Porto, Sporting e Benfica jogassem em casa – e foram vários os jogos que decorreram com lotação esgotada ou muito perto disso.
Números ainda mais expressivos foram conseguidos na Liga Portugal SABSEG, competição em que foi batido o recorde a nível de Taxa de Ocupação dos estádios, com 36,29 por cento, uma extraordinária subida de 10 por cento em relação a 2022-23.
Os números deixam-nos orgulhosos mas não nos deslumbram. Sabemos do desafio que temos pela frente. Mas na Liga Portugal não fugimos dos desafios. Enfrentamo-los sem receios e com muita ambição. E continuaremos a trabalhar para garantir todas as condições necessárias para garantir que 2023-24 seja histórica. Seja a época do Adeptos. Porque só com eles o Futebol faz sentido.»